Todas as notícias

28/01/2019

SAÚDE

PREVENÇÃO: O MELHOR REMÉDIO

Vigilância alerta para os cuidados que devem ser tomados contra as baratas


Desde que a licença ambiental das empresas especializadas em desinsetização e desratização não mais permite a aplicação de agrotóxicos e afins nas vias públicas e áreas de circulação da população, a prevenção tem se tornado a maior aliada para impedir a proliferação de baratas.

As baratas possuem hábito noturno, preferindo locais quentes e úmidos, protegidos da luz do dia, onde haja alimento disponível. Alimentam-se de diversos produtos estocados e consumidos pelo homem, principalmente gorduras, sendo atraídas por restos de alimentos.

Existem milhares de espécies diferentes de baratas, porém somente algumas vivem em áreas urbanas e, dentre elas, duas merecem destaque por estarem mais associadas ao homem e ao seu modo de vida.

Uma dessas é a Barata de Esgoto, que vive em galerias de esgoto, caixas de gorduras ou ainda em fendas em estruturas de alvenaria ou madeira. A procura de alimento, essas baratas entram nas casas por encanamentos, janelas e vão de portas.

A chamada Barata Alemãzinha também é outra de comum existência. Elas vivem em frestas, móveis e eletrodomésticos, principalmente dentro das casas, onde encontram alimento facilmente. São trazidas através de caixas ou embalagens provenientes de locais infestados.

Pensando na saúde e qualidade de vida da população, a Vigilância Ambiental alerta para os cuidados preventivos que devem ser tomados contra essa praga urbana, uma vez que essa pode contaminar ambientes, alimentos e utensílios suas fezes e microrganismos que carregam em seus corpos, podendo causar doenças ao ser humano.

Confira algumas medidas importantes e eficazes para evitar infestação de baratas:

  • Vedar os ralos usando tampa do tipo abre-fecha ou um peso, como um saco de areia, principalmente à noite;
  • Fechar portas e vedar os vãos, fendas e rachaduras do ambiente;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados uma hora antes do lixeiro passar;
  • Guardar todos os alimentos em recipientes com tampas;
  • Limpar cuidadosamente e regularmente os locais onde possam acumular gordura ou restos alimentares: dispensas, cozinhas, fornos, armários, sob pias, etc;
  • Olhar cuidadosamente se não há ootecas ou baratas antes de guardar caixas de papelão, pacotes, etc;
  • Não jogar restos de alimento nos ralos e boeiros;
  • Recolher as sobras de alimento dos animais e lavar os recipientes.

Se você necessita de maiores informações sobre o assunto, entre em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone 3291-6428.