20/07/2019

Prefeitura inicia construção do Espaço Cultural Carlos José Michelon

Obra será realizada no Parque De Eventos Albino Antônio Ruaro e deve estar concluída até final de setembro

Neste mês de julho a Prefeitura iniciou mais uma obra em São Marcos: a construção de um espaço cultural, que beneficiará feiras e eventos realizados No Parque Albino Antônio Ruaro.

A construção, que ficará à disposição da comunidade, está sendo erguida ao lado da copa já existente no local. “No passado tínhamos um galpão no parque, mas foi desmanchado para a construção do Centro de Eventos João Fontana; agora a intenção é substituir esse local que era muito utilizado por toda a comunidade e por entidades do nosso município. Teremos uma construção que vai fornecer melhores condições de uso para aqueles que necessitam utilizar”, justifica o Prefeito, Evandro Kuwer, lembrando que beneficiará eventos que já são realizados no Parque, como a Fenamarco, Semana Farroupilha, Festa do Agricultor, Rodeio, Borrachão e entre outros.

O centro será composto por uma cozinha, dois sanitários, salão e varanda, com área total de 405,56 m². O projeto foi realizado pelo arquiteto da Prefeitura, Joaquim Domingos Vanelli Neto, que acompanhará e fiscalizará a obra.

A execução da obra será feita pela empresa T5 Edificações LTDA, de Caxias do Sul, que venceu a licitação. “Esta obra foi prometida na abertura da Semana Farroupilha de 2018 e com muito trabalho, economia e um bom gerenciamento dos recursos públicos, conseguimos transformar em realidade. Será executada toda com recursos próprios e, entre mão de obra e materiais, o custo será de R$ 223.177,95”, detalha Kuwer. O prazo para a conclusão da construção é de dois meses.

A homenagem

O espaço cultural homenageará o são-marquense Carlos José Michelon, mesmo nome que levava o antigo Galpão que foi retirado do Parque Albino Ruaro para construção do Centro de Eventos do município. Dono da empresa Rodoviário Michelon, “Tio Carlo” como era conhecido, foi pioneiro no transporte de cargas no município.

De acordo com os relatos do Pe. Osmar João Possamai, no livro “A História dos Caminhoneiros de São Marcos”, sua empresa tinha uma frota de mais de 400 caminhões: “Em 1973, começou a transportar para a Argentina, após para Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. Passou a ser a maior empresa de Transportes na América Latina”.

O empresário também foi um grande incentivador e apoiador dos eventos do município. “Carlos José era muito caridoso e não tinha preconceito de raças, cor e status social. Ao meio-dia, no almoço, se não tivesse ninguém além da esposa, ia para a rua, e, muitas vezes, levou mendigos para que se sentassem à mesa com ele, para lhe dar hospitalidade de com eles conversar. O primeiro que encontrava era seu convidado. Que bonito!”, relatou o Pe. Osmar em seu livro.

Fonte: Livro A História dos Caminhoneiros de São Marcos/RS/2007. Autor: Pe. Osmar João Possamai.