Todas as notícias

12/11/2018

SAÚDE

Novembro Azul

Agora é a hora de falar sobre a saúde do homem


Com ênfase para o diagnóstico do câncer de próstata, o novembro azul é uma campanha para conscientização a respeito das doenças masculinas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Os sintomas desse câncer não se manifestam no início, por isso a importância dos exames para diagnóstico precoce.   

No mês de novembro, em apoio à causa, a secretaria de saúde está realizando uma campanha de prevenção, voltada a promoção da saúde do homem. Nesse período está sendo disponibilizado o Teste Rápido de PSA (antígeno específico da próstata) para homens com mais de 50 anos de idade. Não é necessário um pedido médico, somente a realização do agendamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O PSA é uma enzima produzida pelo corpo, e geralmente quando o câncer de próstata está presente, o nível está elevado. Caso alterações sejam identificadas, são realizados exames complementares e o paciente é indicado para consulta médica.

Além do teste rápido de PSA, será realizado também testes para HIV, Sífilis e Hepatite B/C.

As unidades dos postos de saúde do município funcionam das 7h30min às 13h30min e das 13h30min até 17h30min. É necessário que o homem, ao comparecer para realizar os testes, apresente um documento com foto e o cartão do SUS.

Para mais informações ligue na Secretaria de Saúde: 3291-2157