12/05/2023

PROGRAMA MELHORES AMIGOS

Município oferecerá castrações gratuitas para cadelas e gatas

Inscrições iniciam na próxima quarta-feira (17)

A partir da semana que vem será realizada em São Marcos a castração gratuita de fêmeas (cadelas e gatas) que estejam em situação de rua, semidomiciliadas ou cujos tutores sejam de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social/baixa renda.

As inscrições iniciam no próximo dia 17/05 e serão realizadas todas as quartas-feiras na Secretaria do Meio Ambiente (segundo andar do Centro Administrativo) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Será necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)

Depois de realizado o cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, a pasta vai emitir autorização para a realização do procedimento na clínica veterinária vencedora da licitação, que foi a Grife dos Bichos. Essa, por sua vez, vai entrar em contato com o solicitante, para agendamento e orientações pertinentes à castração.

O Programa Melhores Amigos trata-se de um convênio firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O recurso recebido do Estado foi de R$40 mil, enquanto a contrapartida dos cofres públicos municipais foi cerca de R$ 17 mil.

Ao viabilizar o recebimento desses recursos estaduais, o objetivo da Administração Municipal é diminuir a quantidade de animais abandonados e proporcionar para as famílias de baixa renda a possibilidade de ter um animal castrado. Conforme explicou o secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela, a parceria com o Estado vai possibilitar a castração de 200 animais, entretanto, essa não será uma ação isolada. “Nós temos a intenção de dar continuidade ao programa com recursos municipais. Vamos concluir essas primeiras 200 castrações, buscar renovar a parceria com o Estado, mas não sendo possível, pretendemos ampliar as ações com recursos da prefeitura”, informou Fabiano. Ele ainda ressaltou que a equipe da SEMMA já realizou os alinhamentos necessários com a Grife dos Bichos para que as castrações e todo o atendimento à população ocorra da melhor forma possível.