21/02/2019

EDUCAÇÃO

Município cederá professora e material didático para possibilitar abertura de 1º ano no Colégio Estadual São Marcos

Alternativa foi proposta ao Prefeito ontem (20) em reunião com representantes da SEDUC na Capital

Ontem, dia 20, o Prefeito Evandro Kuwer cumpriu agenda em Porto Alegre nas Secretarias de Logística e Transporte e de Educação. Na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), acompanhado pelo assessor do Deputado Estadual Carlos Búrigo, Kuwer esteve reunido com o Diretor-Geral da Secretaria, Paulo Magalhães, e a assessora técnica do Departamento de Planejamento da SEDUC, Neri Barcelos, para discutir a foi a possibilidade de homologação da turma do 1 ano do Colégio Estadual São Marcos, popular Ginásio.

A proposta da SEDUC foi a de cedência de espaço na escola para a abertura da turma de 1º ano, enquanto o município disponibilizaria o professor e material didático, já que o Estado não tem possibilidade de homologar mais uma turma na Escola.

Ontem, 20, após proposta da Secretaria Estadual, o Prefeito e a Secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, convocaram uma reunião com os pais e direção da escola, para expor a situação.

“Este ano nós, município, conseguimos solucionar o problema e manter a turma de 1º ano no Colégio São Marcos, mas vocês, pais, precisam ter ciência de que a turma de 2º ano pode, por decisão do estado, não abrir ano que vem”, explicou o Prefeito aos pais e direção durante a reunião de ontem à noite.

Os pais, em maioria, concordaram com a abertura do 1º ano em 2019, pois, de acordo com eles, mesmo que as crianças tenham que trocar de escola no ano seguinte, haverá mais tempo para se organizar, uma vez que a resposta do Estado, sobre a abertura da turma, será dada antes do início do período de matrículas, que inicia no mês de outubro.

“Os pais procuraram a Administração para pedir um auxilio e foi feito o possível para voltar de Porto Alegre com uma proposta que solucionasse o problema dos 21 pais que estavam com uniforme e material escolar já comprados para que os filhos iniciassem o ano letivo no Ginásio.”, comemora Kuwer.

Durante a reunião na SEDUC, o Prefeito expôs a situação complicada dos pais dos alunos e dos alunos que cursaram a pré-escola no Colégio Estadual São Marcos e receberam a notícia de que não haveria o 1º ano apenas às vésperas do retorno das férias. Ele também apresentou ofício do Legislativo São-Marquense, do Colégio São Marcos e da Secrataria Municipal de Educação e um abaixo assinado com cerca de 1200 assinaturas.

De acordo com Paulo, Diretor-Geral da Secretaria, São Marcos não tem demanda para que o estado mantenha, neste ano, as turmas de 1º à 4º ano no Colégio Estadual São Marcos. Durante o ano de 2019 a SEDUC fará um estudo de otimização, visando economia aos cofres públicos.

“Para o ano que vem será realizado uma análise técnica”, explica Paulo. Essa análise, ainda de acordo com o diretor-geral, levará em conta pontos como a qualidade da estrutura das escolas e resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e apontará qual escola estadual de São Marcos disponibilizará os anos iniciais (1º ao 5º ano).

O resultado deve ser divulgado em setembro, possibilitando aos pais um amplo período para que possam organizarem-se em relação ao ano letivo de 2020.

A representante do grupo de pais, Marivalda Silva, ao fim da reunião agradeceu a prontidão da Administração Municipal e também dos Vereadores da cidade. “A gente tem que agradecer imensamente a colaboração do Prefeito que, desde o 1º momento que foi procurado por nós, não mediu esforços para solucionar o caso e também o apoio da Vereadora Patrícia durante todo o processo”, declarou Marivalda.

ENTENDA O CASO

A incerteza da homologação do 1 ano do Ensino Fundamental no Colégio São Marcos às vésperas do início do ano letivo, preocupou os pais das 21 crianças que cursaram o “pré” na escola e já estariam com vaga garantida para o 1 ano na mesma instituição.

Portanto, no último dia 15, sexta-feira, cerca de 20 pais, acompanhados de representantes da equipe diretiva da escola, estiveram na Prefeitura reunidos com o Prefeito e a Secretaria de Educação, Tatiane Borghetti, para solicitar que o poder executivo interferisse junto ao Estado para que esse atendesse ao pedido dos pais e da escola.

Terça-feira, dia 19, a Coordenadora Pedagógica do Ginásio e também Vereadora, Patricia Camassola Tomé, esteve no Gabinete do Prefeito Evandro para entregar o abaixo-assinado providenciado pelos pais e também um ofício da escola, afirmando que o estado não teria maiores gastos se homologado o 1 ano e que a escola dispõe de estrutura física e também de profissionais para atender as crianças bem como um ofício do Poder Legislativo de São Marcos, para que Kuwer apresentasse ao Secretário em reunião.