15/01/2021

Iniciam tratativas para a criação de Loteamento Habitacional em São Marcos

Conforme já anunciado pelo prefeito Evandro Kuwer, inclusive em seu discurso de posse em 1º de janeiro, uma das primeiras ações deste novo mandato seria a construção de um Loteamento Habitacional no município.

Para tanto, na manhã de hoje (15), foi realizada uma reunião no Centro Administrativo com representantes da Caixa Econômica Federal, para dar início às tratativas que vão possibilitar a construção destas unidades habitacionais na cidade. Além do prefeito, participaram do encontro o vice-prefeito, Valmir Scopel de Oliveira; a Diretora de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Beatriz Vanz; os engenheiros Anidria Marcon e Rodrigo Giotti e o Assessor Jurídico, Braian Busin. Também esteve presente, a Gerente Geral em Exercício da Caixa local, Vanusa Cararo; e, de forma remota, o Superintendente Executivo de Governo, Dari Luiz Reichert, o Superintendente Executivo de Habitação Rodrigo Monteiro e a Gerente de Filial de Habitação, Fernanda Andrade Ferrari.

O objetivo desta ação social é fornecer melhores condições para que os são-marquenses tenham uma casa própria. “Sabemos da importância que é ter uma casa própria e, através da parceria com a Caixa, queremos oportunizar que mais são-marquenses, que não têm renda suficiente, possam realizar este investimento por conta própria”, explica o prefeito Kuwer. Nas próximas semanas, a Prefeitura vai providenciar as documentações solicitadas para dar sequência nas tratativas de negociação e viabilidade desta parceria com a Caixa Econômica.

O LOCAL

O local que abrigará o LOTEAMENTO HABITACIONAL será um terreno público, situado no bairro Francisco Doncatto; mais especificadamente na Rua Professor Francisco Stawinski, em frente à APAE.

Durante esta semana, prefeito e vice, acompanhados de profissionais do setor de engenharia da Prefeitura, estiveram visitando o local das futuras construções. “Foi uma escolha realizada com muita cautela. Optamos por esse local por ser um terreno muito bem localizado, um terreno de esquina e que será viável aos moradores. É próximo de escolas de educação infantil e também fundamental, além de ter um posto de saúde a menos de 200 m de distância”, enfatizou Kuwer. Segundo o prefeito, o terreno será subsidiado pela Prefeitura, a Caixa financiará as moradias e a construção será realizada por meio de licitação.

CADASTROS

A Prefeitura informa e ressalta que o projeto ainda está em fase inicial e, portanto, não é o momento para realização de cadastros. Conforme detalha a Diretora de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Beatriz Vanz, todos os documentos necessários, assim como os critérios de enquadramento no programa ainda estão sendo definidos. “Estamos no início das tratativas, portanto ainda não estamos realizando qualquer cadastro. Quando iniciar esta fase nós vamos divulgar de forma ampla a toda a população, informar todos os critérios e agendar horários para cadastramento”, explica Beatriz.