Todas as notícias

10/05/2021

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Inicia amanhã a 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe

O público alvo será ampliado para os professores e idosos


            A partir de amanhã (11), conforme calendário do Programa Nacional de Imunização, além dos profissionais de saúde, crianças, gestantes e puérperas, podem receber a vacina contra a influenza o grupo de professores e idosos.

            Os idosos serão vacinados conforme a idade. De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, esta semana, em dias específicos, serão vacinados idosos com mais de 85 anos. “As idades irão baixando gradualmente, de 5 em 5 anos visto que não terá agendamento, será uma forma de otimizar o fluxo e evitar aglomeração”, explica Bruna.

            Nesta semana a vacinação para esses grupos ocorre no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol. Não é necessário agendamento, mas é obrigatório apresentar documento pessoal, carteira de vacinação e, aos professores, comprovante de que faz parte do grupo. Confira o calendário:

         - 11/05 (terça-feira), das 14h às 17h: vacinação para professores de escolas públicas ou privadas;

           -  12/05 (quarta-feira), das 14h às 17h: vacinação para idosos de 85 anos ou mais (drive thru) 

                - 14/05 (sexta-feira), das 14h às 17h: vacinação para idosos de 80 anos ou mais;

Até o momento, em São Marcos, 825 doses da vacina contra a influenza foram aplicadas. Pessoas que fazem parte do grupo prioritário da 1ª fase e ainda não receberam a vacina devem comparecer as ações no Alexandre Zaniol ou procurar o posto de saúde que é referência para sua residência.

Quanto às contraindicações da vacina contra a influenza: não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas, Guillain-Barré (período de 30 dias) e também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para Covid-19. Ainda, àqueles que já se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias antes de receber a vacina da gripe.