11/09/2023

ADMINISTRAÇÃO

Governo Federal realizará contratação emergencial para obra na Ponte do Rio das Antas na BR-116

Estrutura ficou comprometida após o ciclone extratropical que atingiu o RS na última semana. Local segue interditado pela PRF

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que deve concluir laudo referente à ponte do Rio das Antas nesta semana. Segundo o prefeito Evandro Kuwer, logo após esse laudo técnico, o Governo Federal sinalizou que vai iniciar uma contratação emergencial para obras no local. "Essa ponte é fundamental para São Marcos e região. Impacta diretamente na nossa economia e no dia a dia do município, pois é um dos nossos principais acessos. Desde semana passada nós estivemos acompanhando o bloqueio e, da mesma forma, sempre em contato com os responsáveis a fim de que o problema seja solucionado. Infelizmente não houve outra alternativa a não ser bloquear completamente o trânsito no local, a segurança de motoristas e pedestres tem que ser a prioridade, mas precisamos de soluções rápidas e eficientes, e é isso que estamos buscando junto aos governos Estadual e Federal, por meio de contato com deputados e também diretamente com a Policia Rodoviária Federal", informou Kuwer.

O chefe do Executivo Municipal acrescentou ainda que entrou em contato com o Prefeito de Campestre da Serra, Moacir Zanotto, a fim de unir forças para reivindicar que os trâmites da obra iniciem assim que concluído o laudo técnico do DNIT.

A ponte do Rio das Antas entre São Marcos e Campestre da Serra (KM 95,7 da BR-116) está interditada desde 05/09 e, de acordo com informações do DNIT e da Polícia Rodoviária Federal, a rodovia segue bloqueada por tempo indeterminado. A rota alternativa é a ERS-122, passando por Flores da Cunha, Antônio Prado e Ipê.

O Governo Federal anunciou durante coletiva de imprensa que repassará valor financeiro ao Estado. Durante visita ao RS nesse último domingo (10), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, informou que haverá repasse de R$741 milhões para as cidades atingidas pelas chuvas. Dentro deste montante, R$16 milhões estão previstos para o Ministério dos Transportes investir, segundo o presidente, na reconstrução da ponte sobre o Rio das Antas, no km 95,7 da BR-116, entre Campestre da Serra e São Marcos.

Confira a nota do DNIT na íntegra:

“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a ponte sobre o rio das Antas, no km 95,7 da BR-116/RS, no município de São Marcos, permanecerá totalmente interditada, visando a segurança dos usuários da rodovia, até que os serviços de recuperação sejam realizados.

A ponte sofreu danos após enchentes causadas pela a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul no domingo (3). Técnicos do DNIT realizaram uma vistoria na estrutura da ponte e constataram risco aos usuários. A equipe trabalha no relatório e nos estudos que vão definir a melhor solução de engenharia para restabelecer o quanto antes o tráfego sobre a ponte.”