Todas as notícias

13/03/2020

SAÚDE

Força-tarefa para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti inspeciona 400 imóveis no bairro Francisco Doncatto

A ação da Secretaria de Saúde para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela envolveu mais de 150 pessoas. Além dos agentes de endemia da Vigilância Ambiental em Saúde também participaram as agentes de saúde, profissionais dos postos de saúde da cidade e alunos, professores e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Doncatto.

O local escolhido foi o Francisco Doncatto por ser o bairro com o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados da Vigilância Ambiental em Saúde, a cada 10 focos do mosquito Aedes aegypti encontrados no município, 6 estão localizados nesse bairro.

A força-tarefa passou em 477 imóveis, desses, 73 estavam fechados; em 4 a inspeção foi recusada pelo proprietário e em 400 imóveis (residências, comércio e industrias) a inspeção foi realizada. Foram encontrados possíveis focos e realizado a coleta de larvas, que foram enviadas para análise.

Durante esta semana as turmas envolvidas na força-tarefa também participaram de uma palestra preparatória sobre como eliminar possíveis focos do mosquito e também sobre a importância dessa ação para a comunidade.

As inspeções foram realizas durante a manhã e tarde de ontem (12). Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo foi acompanhado por, pelo menos, um profissional da Secretaria de Saúde.