08/11/2021

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Encontro do Alho reúne mais de 250 produtores para debater a cultura

33ª edição ocorreu em São Marcos e também serviu de palco para encaminhamento de carta ao Governo Estadual sobre o crédito presumido nas operações de venda do alho

A retomada dos eventos presenciais do setor agrícola movimentou o município de São Marcos na sexta-feira, dia 5 de novembro. O 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho reuniu mais de 250 produtores no salão paroquial. O mercado atual, as perspectivas futuras e a inovação da cultura foram os temas debatidos durante toda a tarde. As atividades foram realizadas de forma híbrida com participação presencial e online, com tradução em libras. Autoridades municipais, deputados estaduais e federais, além de lideranças do setor agrário marcaram presença. “São Marcos já foi o maior produtor nacional e por isso é uma cultura muito importante para as pequenas famílias produtoras. Manter essa cultura viva é fortificar ainda mais esses encontros que vem para contribuir para o desenvolvimento do alho”, frisou o prefeito Evandro Carlos Kuwer.

Durante o evento, os produtores conheceram mais sobre a queima bacteriana do alho e sobre as práticas e noções do mercado. O Brasil possui hoje mais de 16.000 hectares de área plantada e produz 200 milhões de quilos. A safra, que deve ser colhida nos próximos dias na Região Sul, é considerada de alta qualidade, especialmente devido ao inverno rigoroso que garantiu uma planta mais vistosa. “Os trabalhos desenvolvidos pela Anapa nos últimos anos, especialmente na fiscalização do alho chinês, deram um novo ânimo para a cultura, pois atualmente mais da metade do mercado do alho ofertado no país é produção nacional”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

O Encontro Nacional do Alho tem por objetivo conscientizar os agricultores sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado. Nesta edição, foi produzida a ‘Carta de São Marcos’ que defende que o Governo Estadual modifique o crédito presumido em vigor nas operações de venda de alho. Por determinação do Confaz, que unificou a alíquota do ICMS no país para acabar com a guerra fiscal, desde janeiro a Secretaria Estadual da Fazenda elevou de 10% para 50% o percentual do imposto a ser pago pelos agricultores. Demais estados brasileiros, como Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Piauí já conseguiram reverter a regra tributária, porém o Governo do RS ainda não atendeu a reivindicação. A Carta foi aprovada pelos produtores presentes no evento e será encaminhada ao Governo Estadual. A 34ª edição do Encontro Nacional do Alho está prevista para ocorrer em Santa Catarina.

O Encontro do Alho é uma parceria entre Anapa e Agapa, Prefeitura Municipal de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco e apoio da Emater-RS, FETAG-RS e Senar-RS.

O evento teve o patrocínio master do Banrisul e patrocínio de Sicredi e Cresol. O apoio agro foi de: Alho Kris, Zanella e Cararo, Comércio de Alho Rasador, Cerealista Venturini, Alho D´Pádua, Vale da Serra, Solaris Corretora de Seguros, Sicoob, Agrocaxias, Menegon Automotivos, RM Soluções para o Campo e BrSul Net.

Assessoria de Imprensa Agência Positiva

Clique aqui para conferir as fotos do evento.