13/08/2019

Em setembro, São Marcos terá campanha de doação de sangue

Para doar é necessário realizar agendamento

São Marcos não tem posto de coleta de sangue e quando é necessário sangue para pacientes do município por meio do SUS quem fornece é o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS). São-marquenses que são doadores de sangue deslocam-se até Caxias do Sul para realizar essa ação, que salva vidas diariamente.

Para contribuir com os estoques do HEMOCS e facilitar a doação de sangue para os moradores de São Marcos, uma campanha será realizada no município no dia 04 de setembro. O tema da ação é “Faça da sua saúde o combustível da vida. Doe sangue”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é organizadora dessa ação juntamente com o Consulado do Inter, o HEMOCS, LEO Clube e Rotary Inspiração. A campanha também conta com o apoio da Cooperativa Sicredi Serrana.

Para participar da campanha e doar sangue é necessário realizar agendamento prévio pelo número 3291-1819 (Secretaria da Saúde) e atender aos requisitos citados abaixo.

Posso ser doador de sangue?

De acordo com orientações do HEMOCS, para doar sangue é necessário:

Estar com boa saúde;

Ter entre 18 e 69 anos (é possível doar a partir dos 16 anos, mas é necessário consentimento do responsável – clique aqui para baixar modelo);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar bem alimentado;

Apresentar documento com foto;

Intervalo entre doações:

Mulheres – 90 dias no mínimo – podem fazer no máximo 3 doações no ano

Homens – 60 dias no mínimo – podem fazer no máximo 4 doações no ano

Para doadores entre 60 e 69 anos: intervalo mínimo entre as doações deve ser de 06 meses.

Confira as situações que impedem a sua doação em  www.saomarcos.rs.gov.br/administracao/saude.