Todas as notícias

29/03/2019

SAÚDE

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DEBATE O SUS

Encontro que aconteceu no Alexandre Zaniol reuniu aproximadamente 100 pessoas


Ontem à noite a Secretaria e o Conselho de Saúde de São Marcos promoveram, no Centro Alexandre Zaniol, a 9ª edição da Conferência Municipal de Saúde, cujo tema foi Democracia e Saúde. Na oportunidade foram debatidos 3 eixos de trabalho:

- Saúde como Direito

- Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde

- Financiamento do SUS

Após o pronunciamento do prefeito Evandro Kuwer; da secretária de Saúde, Maristela Lunedo; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darvi Cioato; e do presidente da Câmara de Vereadores, César Scodro; houve palestra com Irene Porto Prazeres, representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul no Conselho Estadual de Saúde.

Conforme explicou a secretária Maristela a Conferência Municipal é um foro de debates aberto a todos os segmentos sociedade, que tem por finalidade avaliar a situação da saúde no município, bem como propor as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde. “A Conferência se desenvolveu por meio de debates e plenárias referentes ao Tema Central e Eixos Temáticos.

 Em seguida houve votação das propostas e escolha dos delegados que irão participar da Conferência Estadual no mês de maio em Porto Alegre, representando nosso município”, detalhou.

Maristela agradeceu a presença de todos, informando que mais de 100 pessoas se fizeram presentes entre profissionais da saúde, membros do Conselho, estudantes e direção das Escolas Demétrio Moreira da Luz e Universitário São Marcos, e também comunidade em geral. “Agradeço a presença de cada um. Tenham certeza de que estas horas de debate foram fundamentais para juntos propormos e refletirmos sobre novas ações que contribuam para melhoria dos serviços prestados à população”, destacou.