17/10/2018

Comunidade escolar trabalhando junto com a prefeitura

Alunos do Colégio Estadual São Marcos fazem visita ao prefeito para apresentar o projeto “Cidade Limpa e Bem Cuidada”

Na manhã de ontem (16), os alunos Micael Guzzon e Gabriela Raffo de Almeida, do 1º ano do ensino médio, acompanhados pela vice-diretora do Colégio Estadual São Marcos, Patricia Camassola Tomé, estiveram no gabinete do Prefeito Evandro Kuwer para apresentar projeto desenvolvido no Colégio.

O projeto nomeado “Cidade Limpa e Bem Cuidada”, aborda a questão do descarte correto do lixo no município de São Marcos pelos bairros e também no Parque Municipal Albino Antônio Ruaro, onde ocorrem eventos como Fenamarco; Rodeio; Torneios de laço, entre outros. A preocupação específica com o Parque citado, de acordo com os autores do projeto, se deu por conta do Rio Gravatá se localizar no interior desse.

O problema por eles detectado foi a questão de haver na cidade lixeiras não apropriadas para lixos como papéis de bala e garrafas PET, pela dificuldade que a empresa contratada para fazer a coleta pode vir a encontrar para recolher esses resíduos.

Após a apresentação do projeto, o prefeito esclareceu dúvidas sobre a coleta do lixo no município, e apresentou aos alunos uma proposta, que está em desenvolvimento, para a questão por eles abordada, a compra de 40 novos contêineres de lixo.

Com os contêineres a coleta é feita de forma mecanizada, todo o conteúdo que está dentro do contêiner é despejado na caçamba do caminhão da empresa responsável pela coleta, de forma que nenhum conteúdo fique para trás.

Para que a compra seja realizada, falta a decisão pelo processo de fabricação do contêiner (injeção ou rotomoldagem), que será pauta da próxima reunião do Conselho de Meio Ambiente, em 1º de novembro. Tanto o processo de injeção quanto o de rotomoldagem, dão origem a modelos mais resistentes de contêineres do que aqueles que atualmente têm no município, fabricados pelo processo de extrusão.

Com esses novos contêineres, os menos resistentes serão transferidos para locais do interior, onde a demanda é menor, para que mais locais da cidade deixem de ter o problema mencionado pelos alunos, das lixeiras não comportarem alguns tipos de resíduos.

Fora ressaltado também a importância do olhar de jovens estudantes para causas como a do meio ambiente, assim como Micael e Gabriela, e desenvolver projetos que ajudam a melhorar e facilitam a vida dos moradores.