23/10/2018

Combate constante à Dengue

Prefeito cria Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito Aedes Aegypti

Na última quinta-feira (18), o prefeito Evandro Carlos Kuwer e a secretária de Saúde, Maristela Lunedo, estiveram reunidos com Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do mosquito Aedes Aegypti, formado pelo Conselho Municipal da Saúde, representantes da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Ambiental em Saúde e representantes das Entidades Civis.

O comitê foi criado a partir do decreto nº 3.495, de 27 de setembro de 2018, com o objetivo de estabelecer ações de vigilância e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, ZiKa e febres Chikungunya e Amarela.

Na ocasião, a Vigilância Ambiental apresentou as ações que já vêm sendo tomadas no município por meio do Programa Municipal de Vigilância e Controle do Aedes (PMVCA) e também os dados oficias desse.

O PMVCA estabelece uma vigilância do mosquito, que é realizada por meio de 36 armadilhas distribuídas estrategicamente em todos os bairros da área urbana, inspecionadas semanalmente, a fim de verificar a presença do mosquito em nosso território. Além dessa ação, o controle também é feito através de vistorias quinzenais em 18 pontos estratégicos, visitas domiciliares realizadas por profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, assim como ações de prevenção nas escolas e comunidade em geral.