01/11/2018

SAÚDE

Campanha para evitar a proliferação do Aedes acontece por conta do Feriado de Finados

Para evitar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nos cemitérios, Secretaria da Saúde realiza campanha preventiva

Por meio do Programa Municipal de Vigilância e Controle do Aedes (PMVCA), a Vigilância Ambiental em Saúde realiza uma campanha que visa evitar que focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela, se criem nos cemitérios da cidade por conta do Feriado de Finados.

Hoje (01) na parte da manhã, agentes da Vigilância Ambiental em Saúde estiveram no cemitério municipal, localizado na rua Carlos Gomes, distribuindo folhetos com dicas de ações que devem ser realizadas para evitar a proliferação do mosquito.

As dicas presente nos folheto são as seguintes:

-Substitua flores em vasos com água por versões plantadas e sem pratinhos;

-Fure os vasos para escoamento de água da chuva;

-Remova todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água;

-Não deixe garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio, sobre os túmulos;

-Retire sacos plásticos, celofanes e caixas decorativas que vierem a ficar nos túmulo.

Além da ação que está sendo realizada hoje, no último dia 24 foi distribuído nas floriculturas da cidade o mesmo folheto para ser entregue àqueles que compram flores com o intuito de, no feriado, deixá-las no cemitério.

A campanha será concluída na semana após o Dia de Finados. Entre os dia 5 e 9 de novembro, a equipe da Vigilância Ambiental estará nos cemitérios para verificar se as ações preventivas foram devidamente tomadas e, havendo a necessidade, realizará a remoção de embalagens, recipientes e outros materiais que possam servir como criadouros para o mosquito.