27/12/2018

Animais peçonhentos: Escorpiões

A série de informativos “Prevenção: o melhor remédio” aborda medidas preventivas contra o escorpião

O número de acidentes com escorpiões tem crescido significativamente na última década, ultrapassando recentemente o número de acidentes fatais com picadas de cobra, que até então lideravam o ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2017, o índice de mortes por escorpiões ficou 26,5% acima do número de mortes ocasionadas por serpentes.

Os escorpiões gostam de ambientes quentes e úmidos e o aumento da quantidade de lixo e entulhos ajudam na proliferação por propiciarem o surgimento de baratas, a principal fonte de alimento dos escorpiões. Quanto à reprodução, a fêmea não precisa do macho para se reproduzir, ela passa por partenogênese, conseguindo reproduzir-se sozinha e, a cada ciclo, libera de 20 a 30 filhotes.

Ainda não existe um veneno específico para combater esses animais, por esse motivo, mesmo dedetizando o local onde há esse animal, ele acabará voltando, portanto, a melhor maneira de lidar com escorpiões é a prevenção, tomando cuidado especial com a limpeza dos ambientes e evitando o acúmulo de lixo e entulho. Aplicar inseticida em casa é um equívoco, pois não irá matar o escorpião e ele apenas buscará outro ligar para alojar-se, assim espalhando-se mais, ao contrário da intenção inicial.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar a proliferação, confira:

• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar – acondicionando-o em sacos plásticos ou outros recipientes adequados e fechados, devendo ser entregue para o serviço de coleta e não jogado em terrenos baldios;
  •       Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis;
  •       Eliminar as principais fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
  •    Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos, pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas são agentes pouco eficazes);
  •        Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
  •        Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
  •    Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;

•       Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;
  •        Vedar soleiras de portas;
  •    Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques, bem como telar janelas e demais aberturas;

Cuidado: em áreas rurais, a preparação do solo para plantio pode promover o desalojamento de escorpiões de seu habitat natural (barranco, cupinzeiros, troncos de árvores abandonadas por longos períodos).

Se encontrar um animal desses em sua casa, não tente captura-lo vivo, pois isso pode gerar um acidente. Todos os escorpiões possuem veneno e a capacidade de injetar este veneno, a diferença entre as espécies perigosas e não perigosas está na ação deste veneno no homem. Se você for picado, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliar a necessidade de recebimento do soro antiescorpiônico. O veneno do escorpião é neurotóxico e ataca o sistema nervoso central, podendo ser letal, portanto o socorro imediato é fundamental.

As medidas que devem ser tomadas de imediato em caso de acidentes são:

•         Limpar o local com água e sabão;
  •     Procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente (unidade de saúde, portando carteira de vacinação).
  •       Se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar o diagnóstico.

O que não fazer?

•         Não amarrar ou fazer torniquete;
  •     Não aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina) nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções;
  •         Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada;

•         Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina, querosene, etc, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.