26/09/2019

10 municípios participaram da 4ª Mostra de Saúde da Região Uva e Vales

Evento reuniu cerca de 250 pessoas

A 4ª edição da Mostra de Saúde da Região Uva e Vales foi realizada em São Marcos, no último dia 25. O Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol foi palco para 11 apresentações de trabalhos exitosos na área da saúde.

Além de autoridades municipais, prestigiaram o evento, Secretários de Saúde de municípios da região, representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Deputada Estadual Francis Somensi, assim como equipes das secretarias de saúde dos municípios participantes e a comunidade em geral.

“Tivemos casos de moradores de Caxias do Sul, bem como uma profissional de saúde de Porto Alegre, que souberam da Mostra, se interessaram pela temática dos trabalhos e vieram prestigiar”, conta a Secretária de Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo.

O evento iniciou com o pronunciamento da Coordenadora da 5ª Regional de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, em seguida, a Secretária de Saúde de São Marcos explanou sobre a importância da Mostra e o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, deu as boas-vindas a todos. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Daiane Alves falou sobre o tema da Mostra “O Elemento Humano como Produtor Central do Cuidado em Saúde”.

Durante a manhã foram apresentados seis trabalhos. Após o intervalo, o educador físico responsável pelo grupo Movete de Antônio Prado, Leandro Luciano, realizou uma dinâmica com os participantes antes do reinício das apresentações, que, no turno da tarde, foram cinco.

Como forma de integração entre os municípios, após cada apresentação, o munícipio que apresentaria em seguida realizou a entrega de uma lembrança para quem tinha acabado de apresentar. Após as apresentações, o Vice-Presidente da Comissão Intergestores Regional Uva e Vales, Andrei Casali, parabenizou a todos pela participação e ressaltou a importância da troca de saberes entre municípios.

Na saída, cada participante recebeu uma muda de flor, todas produzidas no horto municipal, com a seguinte mensagem: “Sem cuidar, nada floresce”.

Confira os trabalhos apresentados:

1 - São Marcos: Fortalecimento do Pré-Natal na rede municipal de saúde

2 - São Marcos: Projeto Piloto sobre padronização de coberturas para curativos da Estratégia Saúde da Família São José

3 – Farroupilha: Farmácia Solidare

4 – Flores da Cunha: Sistematização da Assistência de Enfermagem em

5 – Feliz: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL

6 – Nova Pádua: Programa de Prevenção em Saúde Bucal

7 – Nova Roma do Sul: Tai chi no Complexo

8 – Vale Real: - O trabalho do Agente Comunitário de Saúde no combate à dengue

9 – Antônio Prado: Programa Saúde Mais Verde

10 – Bom Princípio: Uso racional de plantas medicinais em busca da integralidade em saúde no município de Bom Princípio

11 – Alto Feliz: Implementação da Gestão do Atendimento por Acolhimento e Agendamento na Unidade Básica de Saúde de Alto Feliz