13/08/2019

SAÚDE

Vigilância em Saúde alerta para a importância da vacinação contra a Febre Amarela

Todas as unidades de saúde do município aplicam a vacina gratuitamente. Até final de agosto será realizado censo vacinal na área rural

O Brasil passa pelo maior surto de febre amarela de sua história recente. No período 2017/2018, foram confirmados 1.376 casos da doença, com 483 óbitos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a estimativa é de que 33% dos gaúchos ainda não tenham feito a vacina.

Devido à situação da febre amarela no país, a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientações da SES, realizará o censo vacinal da febre amarela na área rural do município, onde se encontra a população com maior risco.

O censo busca assegurar que a população mais exposta esteja protegida antes da presença da febre amarela. Para isso, equipes da Vigilância em Saúde serão deslocadas para as comunidades do interior em dias, horários e locais a serem divulgados.

A Vigilância também destaca a importância de que aqueles que moram na área urbana, mesmo não sendo a parcela da população de maior risco, vacinem-se contra a febra amarela. Todas as unidades aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos:

·         Terças-feiras

ESF São José – 8h às 11h; 13h30 às 19h

ESF Nicoletti – 8h às 11h; 14h às 15h30; 17h30 às 19h

·         Quartas-feiras

ESF Eneo Doncatto – 7h30 às 11h; 13h30 às 15:30h; 17h30 às 19h

·         Quintas-feiras

Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes – 8h às 11h30; 13h30 às 19h.

Unidade de Saúde Pedras Brancas – 7h45 às 11h45; 12h45 às 16h20.

Sobre a vacina da febre amarela

- Indicado para todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias.

- Considerar vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina. Não é necessário fazer reforço dessa vacina.

- NÃO DEVEM SE VACINAR:

- Pessoas alérgicas a ovo;

- Mulheres em qualquer fase da gestação;

- Mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses;

- Pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia;

- Pacientes com doenças autoimunes, portadores de doenças hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.

Observação: A vacinação de pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 06 meses deve ocorrer em situações especiais - como emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, mediante a avaliação de risco/benefício, feita por um médico.

- Em mulheres que estejam amamentando, pode-se considerar a suspensão do aleitamento materno por 10 dias.

- Vacinação de viajantes para países com exigência de vacinação: vacinar, de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações, pelo menos 10 dias antes da viagem.

Quem transmite a Febre Amarela é o mosquito. Macacos são nossos aliados. Eles funcionam como bioindicadores que possibilitam identificar as áreas de risco para a Febre Amarela. Ao encontrar um macaco doente e/ou morto, acionar a Vigilância Ambiental pelo fone 54 32916428 para que seja avaliada a possibilidade de coletar e enviar material para análise de Febre Amarela.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde do município pelo telefone 54 32916428 ou direto na sala da repartição de Vigilância em Saúde sala 37, segundo andar da Secretaria Municipal de Saúde.