Todas as notícias

06/11/2019

EDUCAÇÃO

Vídeos vencedores no Concurso Educação Fiscal apresentam o tema de forma criativa e de fácil entendimento

Secretarias da educação e da fazenda premiam vencedores com R$ 1.000,00


        O concurso foi dividido em duas categorias: categoria 01 para alunos de 5º ano e categoria 02 para estudantes do 9º ano. Os vencedores foram, respectivamente, alunos das escolas Francisco Doncatto e Giácomo Sandri. A premiação foi de R$ 1.000,00 para cada categoria e o valor foi entregue ontem (05), em cerimônia no Auditório Joaquim Grison após a exibição dos vídeos.

O tema do concurso foi “Fiscalize em 3 Minutos”. As turmas deveriam apresentar um vídeo de, no máximo, três minutos e que explicasse a educação fiscal de forma correta e criativa. Todas as escolas do município foram convidadas a participar. Na primeira etapa foram inscritos oito vídeos na categoria 01 e nove na categoria 02. A última etapa  teve um vídeo a menos inscrito em cada categoria.

            Além de abordar de forma interativa a educação fiscal nas escolas, o concurso abrangeu competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a cultura digital, comunicação e pensamento científico, crítico e criativo.

            A Secretária da Fazenda, Kariny Boff, fala da importância da presença do conteúdo “educação fiscal” nas escolas. “Compreender, desde cedo, a educação fiscal ajuda no combate da sonegação. É importante entender para que servem os impostos e de que maneira esse dinheiro é investido, de que forma ele retorna os contribuintes”, explica Kariny.

A Educação Fiscal nas Escolas

            Para incentivar o conhecimento sobre os impostos (como são pagos, de que maneira são investidos, importância de estar em dia com as obrigações), sonegação, Nota Fiscal Gaúcha e entre outras particularidades, além do concurso a Secretaria da Fazenda tem promovido palestras com integrantes da secretaria nas escolas.

            Também, especialmente para a segunda etapa do concurso, foi realizada uma apresentação interativa com as turmas de 5º e 9º ano sobre a educação fiscal.

 

Confira os vencedores do concurso

Categoria 01 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Doncatto:

Alunas: Gabriele Duarte Moscarelli, Gabrieli Bassanesi Giotti, Rafaela Gabrieli dos Santos Pereira e Isabella Busin Cichin.

Orientação: Professora Margarete Quissini.

Clique para acessar o vídeo.

Categoria 02 - Escola Estadual de Ensino Fundamental Giácomo Sandri:

Alunos: Gabriele H. Durante, João Vitor da Silva Melos, Kamili Fabro, Otávio A. da Silva Fragoso e Rafaela Casarotto Durante.

Orientação: Professora Helen Sabrina Busin.

Clique para acessar o vídeo.