20/01/2021

Vacinação contra Covid-19 iniciou hoje em São Marcos

Nesta primeira fase serão 230 pessoas imunizadas

As 230 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, chegaram ontem (19) em São Marcos e, conforme anunciado pelo Prefeito Evandro Kuwer em live, a vacinação iniciou hoje (20) pela manhã em São Marcos.

Os primeiros a receber a vacina foram os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, prestando atendimento na Unidade de Síndrome Gripal (criada em março/2020 para atendimento exclusivo a casos de síndrome gripal) e também no Hospital Beneficente São João Bosco.

Nesta primeira fase também serão vacinados os trabalhadores e residentes do Instituto de Longa Permanência para idosos, conforme cronograma do Ministério da Saúde.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, neste momento não há vacinas disponíveis nos Postos de Saúde, recebem a vacina apenas o primeiro grupo prioritário. “Equipes volantes passarão nos locais de trabalho desses profissionais para que seja efetuada a imunização”, explica Bruna.

Vacina chegou ontem ao município

As doses do imunizante foram retiradas ontem (19) por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul.

Após a chegada das vacinas em São Marcos, a Prefeitura organizou uma live através do Facebook para anunciar o recebimento do primeiro lote e o início da campanha de vacinação, bem como repassar as informações iniciais sobre a vacina. Ao encerrar a live, o Prefeito prestou mais uma vez solidariedade as famílias de todas as vítimas, parabenizou o profissionais de saúde e reforçou a necessidade de que toda população siga se protegendo e respeitando os protocolos de higiene e o distanciamento social.