19/08/2022

‘Um robô chegou à escola'

Kits de robótica passam a integrar o repertório pedagógico das escolas municipais

A Secretaria de Educação adquiriu 18 kits de robótica, os “Exploradores Kids”, para as escolas municipais. O público-alvo são as crianças de 4 anos, que estudam na EMEI Ternura, e todos os alunos do ensino fundamental, das escolas Demétrio Moreira da Luz, Ruy Henrique Nicoletti, Antônio Pessini, Dom José Barea e Francisco Doncatto.

O objetivo é desenvolver o pensamento computacional, direitos de aprendizagem, campos de experiência, o letramento e os conhecimentos matemáticos.

Cada kit conta com um robô, cinco tapetes pedagógicos e ainda acessórios e um caderno para o educador, com sugestões de atividades que têm foco em diferentes áreas abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O investimento total foi de cerca de R$48 mil.

As atividades que podem ser realizadas são inúmeras. Os tapetes pedagógicos abordam formas geométricas, letras, imagens, números, órgãos que representam os cinco sentidos e ainda, um deles representa uma cidade (com os ícones de um hospital, escola, praia e etc.) e outro tapete é em branco, para ser customizados com os alunos, estimulando a criatividade.           Os ícones estão dispostos em quadrados e o objetivo é programar o robô para transitar pelo tapete, parando em cima dos itens que correspondem ao que foi proposto pelo professor.

Esta semana, professoras e coordenadoras pedagógicas das escolas iniciaram uma formação, que terá três encontros, para que possam aprender todas as funcionalidades do robô, como programa-lo e também a melhor forma de trabalhar com os estudantes. Foram entregues três kits por escola.

A professora Natalie Pelizzari já trabalhou a novidade na EMEI Ternura. Este primeiro momento ela explica que foi destinado para que as crianças de fato conhecessem e começassem a manusear o robô. “As crianças ficaram empolgadas e não tiveram dificuldade para atender aos comandos básicos do robô. Pra mim o maior auxilio na aprendizagem vai ser no raciocínio lógico dos alunos, pois eles vão ter que parar, pensar, chegar a uma conclusão para resolver o problema e só depois programar o robô de forma correta”, relata a professora.

A equipe da Secretaria de Educação também esteve presente e, na oportunidade, a secretária da pasta, Tatiane B. Zulian, destacou a importância de aproximar os alunos da robótica. “Queremos cada vez mais transformar o aprender em algo prazeroso. Levando novidade para as escolas, como é o caso do Explorador Kids, conseguimos incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional, uma vez que temos um mundo cada vez mais tecnológico, e ainda propor aos alunos um aprendizado de forma lúdica”.

As próximas duas formações serão em setembro e outubro. O objetivo é que no intervalo desses encontros as professoras possam trabalhar com o material e utilizar as aulas também para o esclarecimento de dúvidas que surgirem durante o processo de conhecimento e apresentação do material pedagógico aos alunos.