02/06/2022
A Prefeitura de São Marcos conta a partir de hoje (02) com um canal online específico para solicitações de serviços, no site oficial do município. Para acessar basta clicar aqui. Neste canal, qualquer munícipe, pode fazer a solicitação para reparos no calçamento, como, por exemplo, em caso de ruas com paralelepípedos soltos, e também solicitar substituição de lâmpadas queimadas na via pública. O serviço está disponível para acesso via computador e também smartphone.
Este canal foi anunciado pelo
secretário de Obras, Transporte e Viação, Andrigo Biasotto, no final do mês de
abril como uma das ações que seriam desenvolvidas com base no resultado da
Pesquisa de Opinião Pública (POP), realizada em março pelo poder público como
alternativa para saber os desejos da comunidade.
Nesta
pesquisa, a comunidade elegeu como prioridade, entre as ações necessárias a
serem executadas com prioridade, a recuperação de calçamento (39,1%). Desde
então os serviços foram intensificados e o objetivo é fazer a recuperação de cerca
de 1.300 m² por mês, o que representa um aumento de cerca de 40%. Além disso,
já foram, também, colocadas 9,6 toneladas de asfalto em trechos de ruas onde os
paralelepípedos estavam soltos.
Conforme explica Biasotto, após a
pesquisa entendeu-se também que era necessário oficializar uma forma online
para as solicitações de serviços. “Com a pesquisa percebemos que as pessoas
estão muito conectadas e esse canal digital vai facilitar e servir de elo entre
a prefeitura e a comunidade. Este será um espaço para falarem diretamente com a
secretaria. Assim saberão como e onde solicitar para que os problemas sejam
solucionados. Essa também é nossa função, orientar”, salienta.
Outro serviço que a população poderá
solicitar online agora é a troca de lâmpadas em via pública, pedidos que serão
direcionados diretamente à Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos.
É estritamente necessário fazer o
preenchimento correto das informações de contato, local do problema e
complementos para que o serviço possa ser identificado e realizado de forma
precisa.
Após o primeiro mês de utilização da
plataforma, será realizada uma avaliação para verificar a viabilidade de
incluir mais serviços que possam ter solicitação online.