02/06/2022

COMUNICAÇÃO

Solicitações para recuperações de calçamento e trocas de lâmpadas em via pública poderão ser realizadas online a partir de hoje (02)

A Prefeitura de São Marcos conta a partir de hoje (02) com um canal online específico para solicitações de serviços, no site oficial do município. Para acessar basta clicar aqui. Neste canal, qualquer munícipe, pode fazer a solicitação para reparos no calçamento, como, por exemplo, em caso de ruas com paralelepípedos soltos, e também solicitar substituição de lâmpadas queimadas na via pública. O serviço está disponível para acesso via computador e também smartphone.

Este canal foi anunciado pelo secretário de Obras, Transporte e Viação, Andrigo Biasotto, no final do mês de abril como uma das ações que seriam desenvolvidas com base no resultado da Pesquisa de Opinião Pública (POP), realizada em março pelo poder público como alternativa para saber os desejos da comunidade.

Nesta pesquisa, a comunidade elegeu como prioridade, entre as ações necessárias a serem executadas com prioridade, a recuperação de calçamento (39,1%). Desde então os serviços foram intensificados e o objetivo é fazer a recuperação de cerca de 1.300 m² por mês, o que representa um aumento de cerca de 40%. Além disso, já foram, também, colocadas 9,6 toneladas de asfalto em trechos de ruas onde os paralelepípedos estavam soltos.

Conforme explica Biasotto, após a pesquisa entendeu-se também que era necessário oficializar uma forma online para as solicitações de serviços. “Com a pesquisa percebemos que as pessoas estão muito conectadas e esse canal digital vai facilitar e servir de elo entre a prefeitura e a comunidade. Este será um espaço para falarem diretamente com a secretaria. Assim saberão como e onde solicitar para que os problemas sejam solucionados. Essa também é nossa função, orientar”, salienta.

Outro serviço que a população poderá solicitar online agora é a troca de lâmpadas em via pública, pedidos que serão direcionados diretamente à Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos.

É estritamente necessário fazer o preenchimento correto das informações de contato, local do problema e complementos para que o serviço possa ser identificado e realizado de forma precisa.

Após o primeiro mês de utilização da plataforma, será realizada uma avaliação para verificar a viabilidade de incluir mais serviços que possam ter solicitação online.