19/09/2019

Setembro amarelo no campo reuniu mais de 100 pessoas

Atividades foram realizadas na Linha Zambecari

A campanha Setembro Amarelo simboliza a luta pela prevenção do suicídio. Este ano, em São Marcos, a Prefeitura, EMATER, Sicredi, UCS, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Projeto Wida, Oasis e o grupo de Mulheres da Linha Zambecari participaram da campanha realizando o Setembro Amarelo no Campo.

O objetivo do evento foi promover a saúde e o bem-estar dos moradores do interior. Durante a tarde foram desenvolvidas atividades em estações e a professora do Centro de Ciências da Saúde da UCS, Dra. Nilva Rech Stedile, palestrou sobre o uso racional de agrotóxicos e os impactos na saúde e no ambiente.

A palestrante falou da importância de abordar esse tema com os agricultores durante o mês de prevenção ao suicídio. “Nós temos um problema já diagnosticado pelas pesquisas no mundo inteiro, que há uma associação entre o consumo de agrotóxicos ou, o fato de a pessoa estar em contato com o agrotóxico, e a depressão e também índices que mostram que a gente tem 3 vezes mais suicídios entre agricultores do que entre a população em geral”, explica Nilva.

Antes da palestra, os presentes foram divididos em grupos e participaram de três estações. Na primeira o tema foi saúde preventiva. Participantes foram entrevistados por alunos da UCS para uma pesquisa sobre a saúde do agricultor e também puderam realizar testes rápidos e verificação da pressão arterial e frequência cárdica com alunos da UCS, que foram orientados por profissionais da Secretaria da Saúde. Quem levou a Carteira de Vacinação também pode realizar a conferência dessa.

A segunda estação, conduzida pelo Projeto Wida, abordou o tema doenças mentais e drogadição e na terceira estação os participantes aprenderam sobre ferramentas do cotiado para viver Zen com professoras do Espaço Oasis.

Ao final do evento o Prefeito, Evandro Kuwer, se pronunciou em nome de todos os organizadores e falou da importância da união de forças para levar atividades e palestras como as que foram realizadas ao público do interior.