17/09/2018

Semana Farroupilha começou neste sábado (15)

Programação em São Marcos segue até o dia 20 de setembro, com atividades culturais, provas campeiras e celebrações religiosas

Neste sábado, 15 de setembro, iniciou a Semana Farroupilha em São Marcos. A programação teria início com a cavalgada que levaria a chama crioula até o Parque de Eventos Prefeito Albino Antonio Ruaro, porém esta precisou ser cancelada devido ao mau tempo. O restante das atividades aconteceu normalmente durante o final de semana. A abertura dos festejos aconteceu às 11h e, à tarde, iniciou o Campeonato Municipal de Laço, na Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi. Até o dia 20 de setembro a programação segue com uma série de atividades campeiras e culturais.

Nesta segunda-feira (17) acontece o Futebol de Bombacha masculino e feminino. Na terça-feira (18), o CTG Tio Carlo fará palestras sobre o “Tropeirismo” nas escolas do município, e à noite, a partir das 18h30, acontecem as provas campeiras, como o Laço Vaca Parada, prova de rédeas, do couro, dança do cepo e outros jogos ainda. Na quarta-feira (19), o CTG Tio Carlo segue com as palestras nas escolas e durante a noite acontece o Gaitaço e a Gineteada, novidades neste ano.

A quinta-feira, 20 de setembro, feriado que marca a Revolução Farroupilha, será o encerramento da semana. Neste dia acontecerão as tradicionais provas do Laço Duplas, para Piá, Guri, Vaqueano, Veterano, Sênior, Prenda, Pai e Filho, Pai e Filha, Mãe e Filho (a), Vô e Neto (a), Casal, Irmão, Coordenador e Ex-coordenador e Patrão e Capataz. Às 10h30 será celebrada missa crioula a cargo do CTG Tio Carlo, nas tendas montadas no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro. Ao meio dia será servido almoço por adesão.

No final do dia acontecerá premiação das provas realizadas durante a Semana Farroupilha, e a programação encerra com a Gineteada. Neste ano a organização do evento ficou a cargo da prefeitura, em conjunto com sete entidades tradicionalistas (as outras sete serão responsáveis pela organização no próximo ano).