05/06/2024

Semana do Meio ambiente engaja alunos nas escolas municipais

Desde segunda-feira, alunos de São Marcos estão participando da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05)

A data é uma oportunidade de promover a conscientização e ações em prol da preservação ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação, está realizando atividades alusivas à data e rodas de conversas nas escolas do município. Neste ano, o tema municipal “Guardiões do Meio Ambiente: Educação para um Futuro Sustentável” foi proposto pela Educação para as escolas e o mesmo tem como objetivo engajar estudantes a tornarem-se agentes da mudança nas comunidades. As atividades práticas do projeto são realizadas por meio do plantio de mudas, criação de hortas e campanhas de conscientização.

Além disso, durante toda a semana, a Fiscal Ambiental, Renata Siqueira e a Engenheira Agrônoma, Jenifer Leidens, estão envolvendo alunos do 2º e 3º ano em rodas de conversas, abordando sobre a importância da árvore, biodiversidade e o clima. Já para os estudantes do turno integral da EMEF Antonio Pessini e 8º e 9º ano das demais escolas municipais os temas são voltados para o solo, incluindo informações sobre degradação, manejo e conservação do solo, práticas culturais, adubação verde e controle de pragas. As crianças da EMEI Ternura também participaram da ação promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, na qual todas foram incentivadas a separar o lixo e utilizar brinquedos feitos a partir de materiais reciclados.

O secretário de meio ambiente, Fabiano Varela, reforça sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente em São Marcos. “Intensificamos as ações de educação ambiental nas escolas, buscando chamar a atenção para os problemas ambientais e também reforçar a importância da preservação dos recursos naturais. Estudantes estão desenvolvendo atividades lúdicas e criativas que incentivam a conexão com o meio ambiente e o entendimento da importância de preservar a natureza no nosso dia a dia. Ficamos felizes com o engajamento de todas as professoras e escolas municipais, que buscam introduzir a educação ambiental, principalmente nessa semana, mas também durante o ano escolar”, ressalta Fabiano.