Todas as notícias

14/04/2020

SAÚDE

Segunda etapa da campanha da gripe inicia nesta quinta-feira

A vacinação será nos postos de saúde e no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol


            A segunda fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia no dia 16 de abril. Em São Marcos, para os moradores do centro (pertencentes ao público-alvo), a vacina será aplicada no sistema drive thru no Centro Recreativo e Cultural a partir das 8h30. A vacinação ocorre também nos postos de saúde dos bairros e na unidade de Pedras Brancas (confira horários no final da matéria).

O público-alvo desta etapa são os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade, os caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuários. Motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta fase.

No momento da vacinação é necessário apresentar, além da carteira de vacinação, um comprovante que indique que a pessoa pertence ao público-alvo. No caso dos caminhoneiros (motoristas de transporte rodoviário de cargas) pode ser apresentado a carteira de trabalho, crachá funcional ou CNH categorias C ou E. Os profissionais de transporte coletivo também podem apresentar a carteira de trabalho, crachá funcional ou então a CNH (para os motoristas) categoria D ou E.

As doses seguirão sendo enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde de forma fracionada, como ocorreu na primeira etapa da campanha. Isso ocorre devido à antecipação da campanha. A medida foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o Coronavírus.

Na primeira etapa da campanha, que iniciou em 23/03, 2.646 idosos (98,77%) e 455 (93,43%) profissionais de saúde foram vacinados. Aqueles que ainda não fizeram a vacina podem entrar em contato com a unidade de saúde de referência de sua residência e realizar um agendamento.


Confira os horários da vacinação:

 - Alexandre Zaniol: A partir das 8h30;

- Pedras Brancas: Segunda a sexta-feira das 7h45 às 11h45 e 12h45 às 16h;

- ESF Doncatto: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h e 14h às 17h;

- ESF São José: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h;

- ESF Nicoletti: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h.