Todas as notícias

01/04/2019

MEIO AMBIENTE

Secretaria do Meio Ambiente, Comdema e Lions lançam o projeto “Recicla Óleo”

Em São Marcos foram instituídos 22 pontos de coleta


O óleo de cozinha usado e descartado de forma incorreta pode acarretar em uma série de problemas para o meio ambiente. Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água.

A solução para esses problemas é a reciclagem. Em São Marcos, o Lions Clube realiza uma campanha para coletar o óleo usado em estabelecimentos comercias (padarias e restaurantes), mas o óleo utilizado nas residências ainda não era abrangido por nenhuma campanha ou projeto.

Dessa forma, o objetivo do “Recicla Óleo” é recolher o óleo utilizado pelos munícipes, em suas residências, e evitar o descarte incorreto. Todo o material recolhido será vendido para empresas recicladoras e verba arrecada será repassada ao Lions Clube, que reverterá em projetos e ações sociais na cidade.

“Campanhas como essa são importante para o meio ambiente, para a economia e quando evolvemos grupos assistências, como é o caso do Lions, ela tem maior importância ainda para a sociedade, já que os recursos serão revertidos em inúmeros projetos em prol da comunidade.”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Fabiano Varela, que buscou parcerias com o Lions Clube e a Comdema para fortalecer o projeto.

Durante o mês de março, 22 coletores de óleo foram distribuídos por todas as escolas do município, na Faculdade São Marcos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro Ocupacional, na Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco nº01 e na Prefeitura de São Marcos.

Para participar da campanha basta armazenar o óleo usado, quando já estiver frio, em uma garrafa PET e levar até um dos pontos de coleta. Essas garrafas serão recolhidas e encaminhadas para a recicladora quinzenalmente.