Todas as notícias

08/06/2021

SAÚDE

Secretaria de Saúde realiza ações no Alexandre Zaniol nos dias 9 e 10/06 para vacinação contra a gripe

Esta semana a vacinação será ampliada para doentes crônicos, pessoas com deficiência, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo e segurança e salvamento


Inicia na próxima quarta-feira (09) a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A partir desta data, pessoas portadoras de doenças crônicas, independentemente da idade; assim como caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo e das forças de segurança e salvamento poderão receber a vacina. A Vigilância Epidemiológica alerta para o intervalo de 15 dias entre a vacina contra Covid-19 e a da gripe, devendo sempre priorizar a vacina contra a Covid-19 (desde que faça parte do grupo prioritário).

As ações no Centro Alexandre Zaniol nos dias 9 e 10/06 serão realizadas das 14h às 17h no modelo drive thru. Além do público alvo da terceira fase da campanha, também poderão receber a vacina nesses dias todas as pessoas que se enquadram na fase 1 e 2 da campanha e ainda não compareceram para a vacinação: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e professores.

Até o momento foram aplicadas 2.782 doses da vacina contra a influenza em São Marcos. O grupo com maior cobertura vacinal são os professores (76,6%), o segundo maior índice pertence ao grupo das crianças (67,8%). Os idosos compõem o grupo com menor cobertura vacinal, o índice está em 33,5%, o que corresponde a 1.389 pessoas vacinadas. O objetivo das ações desta semana é, além de iniciar a 3ª fase da campanha, ampliar a cobertura vacinal de todos os grupos, incluindo aqueles que pertencem a 1ª e 2ª fase da campanha.

         Quanto às contraindicações da vacina contra a influenza: não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas, Guillain-Barré (período de 30 dias) e também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para Covid-19. Ainda, àqueles que já se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias antes de receber a vacina da gripe.