13/08/2020

CORONAVÍRUS

Secretaria de Saúde desenvolve Projeto de Psicologia para auxiliar profissionais de saúde e população em geral durante a pandemia.

O Projeto “Tecendo cuidados -  em tempos de Covid-19”, desenvolvido pelo Setor de Psicologia da Secretaria Municipal de Saúde, organiza-se em dois eixos paralelos. Um voltado aos profissionais da saúde pública, que estão suscetíveis a perdas, encontram-se mais expostos e que também tiveram de reinventar formas de cuidado e intervenção em tempo recorde. E o outro que se dedica ao cuidado com a população, iniciando hoje sua divulgação através do Facebook da Prefeitura, com um vídeo sobre Saúde Mental na Pandemia.

A necessidade de isolamento trouxe à tona uma série de novas questões para quem está em casa e novos desafios para quem segue suas atividades presenciais nesse tempo de insegurança. Reconhecendo essa realidade e as dificuldades que se originam desse contexto, gestão e psicólogas da Secretaria de Saúde buscaram através da elaboração desse projeto, estratégias que sejam promotoras de saúde considerando esta como “bem estar físico e mental”.

O Projeto está sendo elaborado e articulado pelas psicólogas Silvana Scopel de Lima e Tatiane de O. Cabral, que explicam que a abordagem, em consonância com necessidades identificadas, lança um olhar de cuidado que não se limita às pessoas infectadas e aos cuidados para barrar a contaminação.

O setor de Psicologia salienta que as mudanças que se impuseram na vida das pessoas são de diversos níveis e intensidades, o certo é que elas ocorreram, continuam ocorrendo e que impactam diretamente na qualidade de vida de cada cidadão.

Além do vídeo (clique aqui para conferir), as psicólogas estão elaborando conteúdos com diferentes abordagens acerca da Saúde Mental que serão divulgados nos canais da Prefeitura e também via Whatsapp nas próximas semanas.

Isolamento domiciliar em São Marcos

Atualmente, em São Marcos, cerca de 270 pessoas que estão em isolamento domiciliar. Dessas pessoas, 29 são casos ativos de Covid-19 e as demais estão em isolamento por apresentarem sintomas de síndrome gripal ou por serem contactantes (familiares dos casos suspeitos e positivos).

Fonte: setor de psicologia da SMS.