29/03/2020

CORONAVÍRUS

Secretaria de Saúde cria unidade de referência para atendimento de possíveis casos suspeitos de Coronavírus

A partir de amanhã (30) pacientes com síndrome gripal serão atendidos no futuro CAPS

A partir de segunda-feira (30) os atendimentos médicos de síndrome gripal serão realizados nas instalações do futuro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica ao lado do ESF Eneo José Doncatto e próximo ao Pavilhão de Esportes Manoel Ramos de Castilhos (Pavilhão da Ameixa), no bairro Francisco Doncatto.

Os postos de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde não atenderão mais pacientes com sintomas como febre, tosse ou desconforto respiratório. Esses atendimentos serão concentrados no futuro CAPS. O objetivo da mudança é evitar que pacientes com suspeita de Coronavírus tenham contato com os que buscam as unidades de saúde para outros atendimentos.

Ao chegar nas instalações do futuro CAPS, o paciente com síndrome gripal receberá uma máscara cirúrgica e fará a higienização das mãos com álcool gel. Após ser verificado seus sinais vitais pelo técnico de enfermagem, aguardará atendimento médico. O paciente sairá da unidade medicado e com a medicação prescrita, além do termo de isolamento domiciliar. Nos casos mais graves, o paciente será encaminhado ao Pronto Socorro.

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Operações de Emergência (COE). A Coordenadora da Vigilância Ambiental e integrante do COE, Daiane Alves, fala da importância de pacientes que apresentam sintomas gripais leves permanecerem em casa “continua sendo importante pessoas que tem apenas tosse ou ainda uma febre baixa que possa ser controlada ficarem em casa, para não serem expostas ao contato com possíveis casos de COVID-19. Se os sintomas se agravarem, então o paciente deve ir até o CAPS para atendimento e não para outras unidades de saúde, como era o habitual”.

Em caso de dificuldade para se deslocar até o CAPS, o indicado é procurar a unidade de referência de sua residência para ser encaminhado ao CAPS pelo transporte municipal.

Em casos e urgência e emergência as pessoas devem acionar o Samu através do número 192.

A unidade para atendimento de pacientes com síndrome gripal atenderá das 7h às 11h30 e das 12h30 às 19h30.