18/05/2021

Secretaria de Educação lança hoje concurso municipal sobre gêneros textuais

Haverá premiação para os três melhores colocados de cada uma das 7 categorias

As inscrições para o 8ª Concurso de Gêneros Textuais iniciam hoje (18). São sete categorias, cada uma com o público-alvo determinado, que desafiam a criatividade da comunidade geral e escolar para a confecção de desenho, fábula, história em quadrinhos, poesia, crônica, artigo de opinião e fotografia (categorias disponíveis ao final da matéria).

O tema desta edição e que deve inspirar todas as categorias é “Emoções x Atualidade: os sentimentos por meio das diferentes linguagens”. A Secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, explica que “o tema foi pensado a fim de convidar a comunidade para refletir sobre este período de grandes mudanças no âmbito escolar e na vida dos munícipes em geral. É importante destinarmos um tempo para organizar as emoções e comunica-las”.

Este concurso objetiva, de modo geral, estimular o hábito da leitura e da escrita em São Marcos. Os três primeiros colocados receberão um livro e também premiação em dinheiro. Mais informações sobre os prêmios e critérios para entrega dos trabalhos estão disponíveis no regulamento do concurso. O período de inscrições encerra em 16/07.

O último concurso foi realizado em 2017 e denominado “Contos, Crônicas, Poesias e Fotografias”. Neste ano, o nome foi adequado ao novo regulamento e abrangeu melhor a todas as categorias, mas ainda é considerado a sequência da edição passada.

Além dos prêmios citados, como na edição passada, a Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, pretende lançar uma revista com todos os premiados. Entretanto, neste ano, a divulgação dos trabalhos será de forma virtual.

Categorias e público-alvo

Categoria 1: Desenho - 1º e 2º anos

Categoria 2: Fábula – 3º e 4º anos

Categoria 3: História em Quadrinhos - 5º e 6º anos