11/08/2022

CULTURA

Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e entidades tradicionalistas divulgam a programação dos Festejos Farroupilhas 2022 em São Marcos

A abertura da Semana será no dia 09/09 e um dos destaques é o show de Luiz Marenco, com entrada franca

Os Festejos Farroupilhas em São Marcos neste ano serão de 09 a 20 de setembro. Para cultivar e enaltecer a cultura e a história gaúcha, a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e as entidades tradicionalistas do município organizaram eventos artísticos e campeiros, além de oficinas e painéis, para 12 dias de programação.

As comemorações iniciam dia 09/09 com uma cavalgada com candeeiros que levará a Chama Crioula de São Roque até o Parque de Eventos Albino Ruaro, local sede da Semana Farroupilha, onde ocorrerão a maioria dos eventos da programação, inclusive o hasteamento e arriamento das bandeiras, que serão realizados diariamente até o feriado de 20 Setembro.

Ainda na abertura, haverá jantar com comida campeira por adesão no Espaço Cultural Carlos José Michelon e após show com Luiz Marenco que ocorrerá no Parque Albino Ruaro, um dos ícones da música gaúcha, cantor de sucessos como “Batendo Água”, “Meus Amores”, “Senhor das Manhãs de Maio” e “Pra o Meu Consumo”.

No dia 10/09 iniciam as provas de tiro de laço nas modalidades Individual, Laço Família, além do Campeonato Municipal e dos Laços Patrão e Capataz e Coordenador e Ex-Coordenador. O valor das inscrições varia conforme a modalidade.

Nos dias 12 e 13/09 o CTG Porteira da Serra realizará painéis e oficinas que visam resgatar os costumes e a história do gaúcho junto aos alunos de São Marcos. Também no dia 13, no Estádio Elias Soldatelli, haverá o Futebol de Bombacha, com participação de integrantes das Entidades Tradicionalistas.

Já no dia 14/09 será realizada uma Caminhada com Serenata. O evento, que é novidade na programação, inicia no Parque de Eventos Albino Ruaro e segue pelas ruas centrais até a Praça Dante Marcucci, onde haverá mateada e apresentações da Invernada Artística do CTG Tio Carlo.

As Invernadas Artísticas do Porteira da Serra se apresentam no dia 15/09, no CTG, onde haverá Sessão Solene da Câmara de Vereadores e jantar por adesão.

Na sexta-feira, dia 16/09, será promovido um baile com o Grupo Canto Charrua no CTG Porteira da Serra. Os ingressos estarão à venda a partir da semana que vem na prefeitura e com os integrantes da comissão organizadora.

Nos dias 17 e 18/09 continuam as provas de tiro de laço na Cancha Ricieri Bertolazzi e em 20/09, Dia da Revolução Farroupilha, para encerrar os Festejos haverá Missa Crioula, almoço por adesão e, no fim da tarde, a Extinção da Chama Crioula.

Programação completa, regulamento das provas campeiras e organizadores: https://www.saomarcos.rs.gov.br/eventos/cultural/festejos-farroupilhas-2022