Todas as notícias

26/03/2019

SAÚDE

Secretaria da Saúde realiza programa para quem busca parar de fumar

Inscrições devem ser realizadas na recepção da Secretaria. 1ª turma de 2019 inicia em 16 de abril


            O projeto municipal “Grupo de Antitabagismo Inspirando Saber, Exalando Saúde” faz parte do programa “Deixando de Fumar sem Mistério”, do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

            O objetivo do grupo é oportunizar, àqueles que buscam parar de fumar, uma alternativa e o acompanhamento adequado para alcançar esse objetivo. A coordenação é realizada pelo Médico Alessandro Tiecher dos Santos, pela Enfermeira Juanita Espirito Santo e pela Psicóloga Mônica Zanotto Viapiana.

Para que o Programa seja eficaz, os integrantes devem participar da entrevista inicial e de todas as 4 sessões. Após essa primeira fase o paciente terá continuidade no tratamento e deve participar de reuniões de manutenção, quem acontecem de acordo com a necessidade de cada paciente. 

“Nas reuniões são fornecidas todas as informações e estratégias necessárias para parar de fumar, além de fornecer tratamento medicamentoso”, comenta Juanita.

            O programa existe desde 2005. A atual coordenação gere os grupos desde 2015 e aponta que, desde então, em média 5 grupos são realizados todos os anos.

            As inscrições para o grupo que inicia no próximo dia 16 ou, também para grupos seguintes, devem ser realizadas na recepção da Secretaria da Saúde. O próximo grupo será realizado nas terças-feiras (a partir do dia 16), no auditório da Secretaria das 16h às 17h30.

            De acordo com uma das organizadoras, Juanita Espirito Santo, àqueles que trabalham durante o dia e têm interesse em participar do grupo, devem se inscrever e informar a disponibilidade de horário.

“Uma ou duas vezes por ano, quando temos certa quantidade de interessados, nós fazemos os grupos à noite, após às 18h, as pessoas que trabalham devem informar na inscrição o horário que poderiam e após nós entraremos em contato.”, explica a Enfermeira.