17/09/2021

São Marcos sediará a I Conferência Intermunicipal de Educação

Evento é preparatório para a Conferência Nacional (CONAE) em 2022

Com o objetivo de discutir o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Secretaria Municipal de Educação realizará, no dia 21/10, a I Conferência Intermunicipal de Educação. O evento será híbrido, com convidados ligados a educação e autoridades convidadas participando de forma presencial, já a comunidade em geral poderá acompanhar a transmissão ao vivo através das redes sociais da Prefeitura.

Para ampliar a participação do público em geral, a partir de hoje (17) até 12/10 está disponível um formulário com o objetivo de que a comunidade participe de forma ativa na escolha do que deve ser prioridade na educação no município. Este questionário pode ser respondido por todas as pessoas que residem em São marcos, não é necessário ser profissional da área e não é preciso se identificar. Os resultados serão apresentados no dia da conferência.

Os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Carlos Barbosa, Paraí e Flores da Cunha também participarão da conferência. A Secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, ressalta a importância de discutir o tema deste ano em região. “No lugar de uma conferência apenas a nível municipal, neste ano, inclusive por sugestão do Conselho Regional de Educação, optamos por convidar municípios que fazem parte da Encosta Superior do Nordeste para realização de um evento intermunicipal. As visões da região têm muito a contribuir para uma discussão mais ampla desse tema tão importante que é a educação”, afirmou Tatiane.

Durante a conferência serão eleitos os delegados, pessoas que representarão a região e levarão as propostas dos municípios participantes para discussões em nível estadual e, após, nacional, na CONAE.

Confira a programação:

13h30 às 14h – Credenciamento

14h – Abertura oficial e aprovação do regimento interno

14h30 – Palestra com Prof. Dr. Delcio Antônio Agliardi, com o tema “O futuro em pauta: inclusão, equidade e qualidade em educação”

15h30 – Intervalo

16h – Apresentação dos resultados das Pré-conferências Municipais (São Marcos, Carlos Barbosa, Dois Lajeados, Flores da Cunha, Guaporé e Paraí) e plenária final

17h15 – Escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Educação

17h30 – Encerramento