Todas as notícias

29/10/2018

EDUCAÇÃO

São Marcos representada na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Os alunos José Augusto Cecato, Marlon Varela Indicati e Gustavo Susin Zan, do 2º ano do ensino médio da Escola Maranhão, juntamente com o professor de biologia, Marcos Grizzon, na última sexta-feira (26) saíram de São Marcos rumo ao estado do Rio de Janeiro onde estão participando da Jornada de Foguetes.

    No início deste ano o trio participou da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e realizaram o lançamento do foguete com uma distância maior de 100m, o que oportunizou aos alunos a participação na Jornada de Foguetes. O evento, que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, começou na última sexta-feira (26) e encerra hoje (29).

    O foguete foi construído e testado pelos alunos com a supervisão do professor Marcos, que foi quem apresentou o projeto para construção de foguetes. Além deste grupo, o professor diz que têm outros projetos sendo desenvolvidos na escola “[...] no sábado de manhã se passa, com outros alunos, contrução de foguetes movidos a combustível sólido [...] que visa o festival nacional de Curitiba de 2019”.

   De acordo com o regulamento da Jornada de Foguetes, por questões de segurança, o foguete não poderia ser construído com nenhuma parte metálica, o corpo foi construído com garrafas de plástico e fita adesiva e a reação que permite que o foguete voe acontece entre bicarbonato de sódio e vinagre.


Na foto, alunos e professor no campo de lançamento de foguetes, em Barra do Piraí, RJ.

Foto: Marcos Grizzon