24/04/2020

São Marcos recebeu 160 testes rápidos para o Coronavírus

Desses testes, 60 para a detecção de anticorpos para a COVID-19, foram enviados ao município pelo Ministério da Saúde (MS) e os outros 100 foram adquiridos diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Seguindo protocolo do MS e considerando a quantidade encaminhada, os testes, feitos através de amostra de sangue, serão utilizados em casos específicos.

A aplicação será apenas em pacientes monitorados que apresentem sintomas de Síndrome Respiratória, desde que se enquadrem em um dos seguintes casos abaixo:

1. Pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI);

2. Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19;

3. Profissionais de saúde ativos;

4. Profissionais de segurança pública ativos.

Os testes serão aplicados pelo Centro de Operações Especiais (COE) e analisados pelo laboratório municipal, situado na Secretaria Municipal de Saúde.

Além desses 60 recebidos, o MS deve encaminhar mais 100 testes rápidos para São Marcos nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Saúde, através do CISGA, também irá receber outros 193 testes e adquiriu ainda 120, contudo não há prazo de recebimento devido à grande procura.