01/12/2021

SECRETARIA DE AGRICULTURA

São Marcos recebe título de adesão ao SISBI em evento com a Ministra da Agricultura no Mato Grosso do Sul

A partir desta semana, São Marcos conta com o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção. O SISBI possibilita a venda de produtos de origem animal produzidos no município para todo o território nacional, visando ampliar o âmbito de comércio das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados. Até então esses estabelecimentos tinham liberação para vendas apenas dentro do município.

O selo foi oficializado pela portaria nº 459 do Diário Oficial da União (DOU), na qual foi reconhecida a equivalência dos Serviços de Inspeção Municipais vinculados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). No total, oito consórcios públicos municipais de todo o país, sendo dois gaúchos, receberam do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esse título de adesão. Na Serra Gaúcha, além de São Marcos, mais três municípios foram habilitados.

A entrega do certificado foi realizada na última sexta-feira (26) em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Quem recebeu o título do CISGA foi o vice-presidente do Consórcio, o prefeito de Paraí, Oscar Dall’ Agnol. Representando São Marcos, a veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Carla Batista do Nascimento participou do evento.

Processo para habilitação do município à venda de produtos de origem animal para todo o Brasil iniciou em 2017

A veterinária Carla foi a responsável por coordenar os processos de habilitação do município junto ao Mapa para recebimento do SISBI. Em entrevista, ela conta que as primeiras tratativas iniciaram ainda em 2017, com o objetivo, inicialmente, de vender para todo o Estado. “Passamos por duas auditorias a nível estadual e não fomos aprovados devido a algumas inconformidades na parte estrutural do estabelecimento e também dos procedimentos. Logo após ocorreram mudanças nesse programa de adesão e passou a nãos ser mais viável ao município”, explica a veterinária.

Já no ano passado, o Mapa lançou o projeto CONSIM, cujo objetivo é facilitar a adesão ao SISBI via consórcio de municípios. São Marcos, através do CISGA, aderiu a esse projeto piloto. Carla explica que a primeira etapa foi a parte burocrática, quando todos os municípios participantes enviaram documentos referentes aos serviços de inspeção. Ainda no ano passado, houve um seminário para os veterinários e também proprietários dos estabelecimentos, após ocorreu uma consultoria pelo Ministério e então as vistorias, sendo que a última foi em agosto deste ano.

Sobre a conquista do selo, Carla enfatiza que “é um crescimento muito grande para o consórcio, município, estabelecimentos e também para o consumidor, pois se hoje nós temos uma equivalência com o Ministério – no âmbito da inspeção-, é porque nosso produto está com consentimento muito bom, então, além e tudo, é uma segurança a mais para o consumidor”.

O estabelecimento que já está habilitado para a venda em todo Brasil é o Frigorífico Boi na Brasa. Além desse, outros seis estabelecimentos comercializam produtos de origem animal e estão cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de São Marcos. Quem também tiver interesse em aderir ao SISBI pode entrar em contato direto com o SIM e formalizar pedido via ofício para veterinaria@saomarcos.rs.gov.br

Recepção oficial da certificação no município

No início desta semana o prefeito Evandro Kuwer, juntamente com o secretário da Agricultura, Glaucio Brochetto, estiveram reunidos com veterinária Carla Batista para recepcionar oficialmente o certificado e a publicação do DOU. Na oportunidade Kuwer parabenizou toda a equipe da Secretaria de Agricultura e comemorou mais esta conquista para a área no município. “Com o SISBI passamos a ofertar mais possibilidades e auxiliamos os nossos produtores a expandirem. Um dos nossos objetivos enquanto poder público é criar oportunidades para a classe produtora, para que eles possam mostrar além das fronteiras o potencial do município”.

Foto 01: equipe do MAPA no Centro Administrativo durante auditoria em agosto deste ano.

Foto 02: recepção oficial da portaria do DOU em São marcos nesta semana. Secretário da Agricultura, Glaucio Brochetto, prefeito Evandro Kuwer e a veterinária Carla Batista do Nascimento.

Fotos 03 e 04: equipe que representou o CISGA com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias durante evento de entrega do certificado no fim da última semana.