23/11/2022

SÃO MARCOS RECEBE O SELO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA VACINA"

O município recebeu na última semana um selo de destaque concedido pelo Ministério Público do RS, que leva em consideração o desempenho obtido na imunização contra a Poliomielite e a Covid-19.

O comunicado foi realizado por meio de ofício enviado ao prefeito pelo Gabinete do Procuradora Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles e pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Luciana Cano Casarotto. Confira trecho do ofício circular nº42/2022:

“É com grande satisfação que, em reconhecimento à zelosa e profícua atuação da gestão pública municipal na cobertura vacinal infantojuvenil, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado, agracia Vossa Excelência com o Selo de destaque e reconhecimento pelo esforço e empenho prestado à população local na imunização de crianças e adolescentes contra a poliomielite e Covid-19”.

Conforme os dados oficiais da Vigilância Epidemiológica, o município superou a marca de 98% na cobertura vacinal tanto na campanha contra a Poliomielite, quanto na vacinação contra à Covid-19 (essa em relação à 1ª dose para pessoas com mais de 12 anos). A meta preconizada pela Campanha Nacional de Vacinação em relação à pólio era de 95%.

A secretária de Saúde, Maristela Lunedo, destaca que o selo “Município Amigo da Vacina” é um reconhecimento ao trabalho de toda equipe. Conforme ela, o empenho sempre é total para que as vacinas cheguem a todos os são-marquenses. “Receber esse selo é de grande valia e alegria pra nós. Só conseguimos atingir e superar a meta de 95% porque profissionais, comunidade e parceiros se engajaram para esse resultado. Agradecemos a todos pela colaboração e ao Ministério Público pelo reconhecimento. Vacina é sinônimo de saúde e é tratada como prioridade em São Marcos”, afirmou Maristela.