15/03/2021

CORONAVÍRUS

São Marcos participa de encontro online para assinatura do Termo Operacional para futura compra de vacinas contra a Covid-19

Nesta tarde o prefeito Evandro Kuwer participou de um encontro online, organizado pela ‘Frente dos Municípios do RS pela Vacina’, cuja pauta foi a assinatura do Termo Operacional para futura aquisição de vacinas contra a Covid-19 para o município de São Marcos.

Para viabilizar esta compra, conforme o prefeito, o município também está participando do Movimento ‘Unidos pela Vacina’ e em diálogo constante com a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e o CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), a fim de viabilizar a compra do imunizante. “Nós sabemos que há uma demanda altíssima pela vacina e que as previsões de disponibilização aos municípios não são tão breves, mas mesmo assim é nosso dever enquanto administração fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e viabilizar todos os tramites burocráticos o quanto antes para que, assim que houver vacina no mercado, estejamos aptos para compra e assim vacinar a população o quanto antes”, detalha Kuwer, afirmando que atitudes como esta simbolizam a união e o esforço coletivo dos gestores em torno de uma pauta apartidária e extremamente necessária para a saúde de todos e o andamento da economia.

O termo assinado tem por objetivo a cooperação operacional, técnica e financeira entre as entidades e os municípios gaúchos para aquisições centralizadas ou compartilhadas de bens e serviços, em especial vacinas imunizantes do vírus. A medida também visa garantir a cobertura imunológica no RS caso os recursos prestados pelos demais entes federados seja insuficiente.

O prefeito explicou ainda que as tratativas para viabilizar a aquisição da vacina contra a Covid-19 iniciaram logo após permissão do Supremo Tribunal Federal e tramitação do Projeto de Lei 644/21, permitindo, conforme informações da Agência Câmara de Notícias, a “aquisição e distribuição de vacinas em seus territórios, no caso de descumprimento do cronograma do Ministério da Saúde previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19”. “Desde o início de março, por meio do CISGA, São Marcos já manifestou interesse em adquirir doses do imunizante aos laboratórios fabricantes. Inclusive em 4 de março foi enviado à FAMURS o Termo de Adesão, para integrar o consorcio formado pela ‘Frente dos Municípios do RS pela Vacina’”, relatou Kuwer. Ele informa que para complementar e acelerar o processo o Executivo já encaminhou e tramita na Câmara Municipal de Vereadores o PL nº 07/2021, que solicita autorização do Legislativo local para aquisição de vacinas, tão logo elas estiverem disponíveis ao Poder Público.

Além da Famurs, o ato virtual de hoje foi promovido pela Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que conjuntamente são os idealizadores da Frente dos Municípios do RS pela Vacina que deverá ser composta oficialmente por mais de 400 municípios que pretendem participar do convênio. O evento foi transmitido pela “FAMURS TV” no Youtube.