18/04/2022

São Marcos está com risco iminente para a circulação do vírus da Dengue

Há três casos suspeitos para a doença no município

Os casos suspeitos de Dengue em São Marcos foram notificados em 04, 05 e 07/04. Os pacientes (homens de 13, 36 e 29 anos) não estão com quadro grave e aguardam resultados de exames já encaminhados ao Laboratório Central do Estado (LACEN). A Secretaria de Saúde já emitiu comunicado de risco com o objetivo de alertar a população e orientar os estabelecimentos de saúde públicos e privados quanto a identificação dos casos e coleta de exames.

O que justifica o risco iminente da presença do vírus da doença no município é justamente o expressivo aumento no número de casos no Estado. Conforme dados da Secretaria da Saúde (SES), entre 9 de março e 3 de abril já ocorreram cinco óbitos por Dengue no Rio Grande do Sul. Os pacientes eram moradores de Cristal do Sul (mulher, 85 anos), Horizontina (mulher, 70 anos), Jaboticaba (mulher, 73 anos), Igrejinha (homem, 79 anos), Chapada (mulher de 76 anos) Os óbitos ocorreram entre os dias 19 de março e 3 de abril. Já são quase oito mil casos registrados desde janeiro, número que já supera as ocorrências de 2021 no mesmo período.

Na região da 5ª Coordenadoria Regional De Saúde, da qual São Marcos faz parte, até 12 de abril, 94 casos estavam confirmados, sendo 86 desses casos autóctones (caso contraído pelo enfermo na zona de sua residência). Na região 10 municípios já confirmaram a presença do vírus, são eles: Caxias do Sul, Farroupilha, Guaporé, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, Picada Café, São Jorge, Gramado e Garibaldi.

A Secretaria de Saúde vai também intensificar as ações de vistorias nas residências e estabelecimentos. Atualmente a vigilância ambiental em saúde conta com dois agentes de endemia e nos próximos dias fará a contratação de mais dois profissionais. O Projeto de Lei que autoriza essa contratação emergencial foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na Sessão Ordinária desta segunda-feira (11). Além disso, o município vai adquirir um equipamento para realizar o fumacê, que consiste na aplicação de inseticida nas regiões que em que houverem casos confirmados de Dengue, a fim bloquear a do transmissão do vírus.

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, destaca a importância de a comunidade realizar as ações básicas para eliminar criadouros do mosquito. “Só neste ano, em São Marcos, nós tivemos 197 focos de Aedes aegypti. Como a Dengue é transmitida pelo mosquito, que é infectado a partir do momento que ele pica alguém com a doença, o nosso maior foco deve ser em ações que eliminem o mosquito”.

SOBRE O AEDES

O Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

SAIBA COMO ELIMINAR O MOSQUITO EM CASA

Os depósitos preferencias para os ovos são recipientes domiciliares com água parada ou até na parede destes, mesmo quando secos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.

Entre as medidas preventivas que em casa a pessoa pode fazer estão:

- Manter tampada a caixa d’água, assim como tonéis ou latões que estejam expostos à chuva

- Guardar pneus velhos sob abrigos

- Não acumular água em vasos de plantas ou nos pratos onde ficam (cobrir com areia)

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

- Colocar embalagens de vidro, plástico ou lata em lixeira fechada

- Manter a piscina tratada o ano inteiro

Fonte: SES

SINTOMAS DA DENGUE

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

FONTE: Ministério da Saúde