Todas as notícias

06/11/2018

SAÚDE

São Marcos é referência no controle e tratamento de água

Representantes de Campestre da Serra estiveram no município para conhecer melhor esse trabalho


O Secretário de Saúde e o fiscal de Campestre da Serra estiveram na Secretaria da Saúde, no dia 16 de outubro, visitando o setor de Vigilância Ambiental em Saúde.

O intuito da visita foi conhecer o trabalho do VIGIÁGUA, um programa nacional de vigilância da qualidade da água para consumo humano.

No município, as atividades são mensais e visam monitorar todas as formas de abastecimento de água para consumo humano (Corsan, sociedades de abastecimento de água do interior e fontes individuais). Ademais, 11 amostras são coletadas todos os meses para que a água seja analisada, são verificados os índices de coliformes (bactérias) totais e termotolerantes, cloro, fluor, cor e turbidez (referente à transparência da água). 

Além dessas coletas por meio do VIGIÁGUA, as comunidades do interior e a Corsan são responsáveis por suas próprias análises e tratamento, enviando mensalmente relatórios de controle que posteriormente são analisados pelo setor de vigilância ambiental em saúde.

A vigilância ainda disponibiliza cloro liquido para tratamento de água proveniente de fontes individuais onde a água tratada não chega. A secretária de Sáude, Maristela Lunedo ressalta que “100% dos poços do interior e Corsan recebem tratamento”.

A adesão das comunidades ao projeto e o trabalho realizado pela Vigilância fazem do município de São Marcos uma referência a nível regional no controle e tratamento de água.