Todas as notícias

26/01/2022

SECRETARIA DE AGRICULTURA

São Marcos declara situação de emergência devido à estiagem

A decisão de decretar situação de emergência foi tomada com base no monitoramento dos danos causados pelas chuvas abaixo da média nos últimos meses e riscos de ampliação das perdas na área agrícola.

Conforme parecer técnico da Defesa Civil, 180 pessoas no interior do município tiveram o abastecimento de água para consumo afetado. O relatório da Emater indica ainda perdas na área agrícola que chegam a 60% da produção, como é o caso do milho. A uva teve perda de 20%. No total, o prejuízo estimado é de cerca de 9 mil toneladas, considerando as 11 principais culturas do município, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de reais.

A Secretaria de Agricultura trabalha no auxílio às famílias e propriedades atingidas. Já foram distribuídos cerca de 106 mil litros de água potável. Além disso, estão sendo disponibilizadas máquinas para a abertura de bebedouros para dessedentação animal.

Para ampliar essa assistência e buscar por mais políticas públicas, a administração pública encaminhou o Decreto Municipal nº 3.764, publicado ontem, para homologação do Estado e também reconhecimento da situação a nível federal. O decreto garante também uma segurança ao produtor na hora de buscar renegociação de dívidas de financiamento, caso seja necessário.