06/07/2022

ÁGUA POTÁVEL PARA O INTERIOR

São Marcos celebrou convênio com a Secretaria Estadual de Obras e Habitação para perfuração de poço tubular na Linha Zamoner

O prefeito Evandro Kuwer esteve em Porto Alegre na última semana para assinar o convênio com o secretário estadual de Obras e Habitação, Volnei Minozzo. O valor destinado ao município será de R$ 70 mil e o objetivo é o abastecimento de água para cerca de 15 famílias na localidade, que ainda não possui o popular poço artesiano.

Esta ação em parceria com o Governo do Estado busca ainda minimizar cada vez mais os impactos de quando há estiagem, conforme ocorrido no início deste ano; época em que cerca de 110 mil litros de água potável foram distribuídos para abastecimento de quem reside no interior são-marquense.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Varela, o local determinado foi a Zamoner por ser uma das localidades mais afetadas sempre que ocorre período de estiagem na região. “A gente espera que com essa perfuração o problema de abastecimento da comunidade seja resolvido”, pontuou o secretário.

Fabiano acrescenta ainda que existem tratativas com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, buscando viabilizar mais um poço artesiano e também de 12 microaçudes. “O Governo Municipal está em busca de recursos para tentar diminuir cada vez mais o sofrimento das pessoas nos períodos de estiagem”, ressalta.

O próximo passo é a contratação de um geólogo, profissional que a partir de análises vai definir o local correto para o poço, e também de uma empresa para realizar a perfuração. O prazo para executar a obra é de um ano.