17/06/2019

OUTROS

São Marcos celebra Corpus Christi e a força da união

Evento religioso promovido pela Prefeitura e Paróquia é atração turística do município com trabalho comunitário e engajamento da população

Alguns dos mais belos tapetes de Corpus Christi da Serra gaúcha serão exibidos em São Marcos neste dia 20 de junho. O evento religioso promovido pela Prefeitura e Paróquia é uma das principais atrações do calendário turístico do município.

Marcado por trabalho comunitário, com engajamento e colaboração da população, grupos e entidades são-marquenses, a festividade terá 48 tapetes que representam símbolos da Eucaristia. Com mais de meio quilômetro de extensão e em torno de 1,3 mil m², eles serão confeccionados no entorno da Praça Dante Marcucci.

LOCALIZAÇÃO DOS TAPETES

A praça, no centro da cidade, está passando por revitalizações. A administração municipal instalou novos brinquedos para o parque infantil e está construindo um monumento em substituição a Concha Acústica, conforme demanda da sociedade. É neste belo cenário que ocorre a procissão na qual o Padre caminha sobre os tapetes: ela inicia às 15h, após a missa na Igreja Matriz. Haverá arrecadação de alimentos para ajudar entidades necessitadas do município.

UM EVENTO TRADICIONAL

O feriado de Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV em 1264 e a celebração em São Marcos é realizada desde 1985. Uma das novidades deste ano é que pela primeira vez a prefeitura dará serragem já pintada, facilitando o trabalho da população. Este ano haverá também mini tapetes para as crianças confeccionarem, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

Além da serragem, a prefeitura fornece sonorização, tinta e outros materiais, ainda investindo na divulgação na mídia, cartazes e camisetas. Tudo para que São Marcos celebre a fé em Cristo e também a força da união, uma das marcas da atual administração, que está desenvolvendo um trabalho em parceria com a comunidade em prol do desenvolvimento do município.

A prefeitura também atuará na retirada dos tapetes, que acontece na manhã de segunda-feira, 24 de junho. Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264 e é um dos mais populares eventos do catolicismo mundial.