19/06/2020

CORONAVÍRUS

São Marcos aguarda posicionamento do Governo Estadual para manter comércios e serviços em funcionamento

Nesta tarde (19), antes do término do prazo de 48 horas fornecido pelo Ministério Público para que o município se adequasse às exigências estaduais, foi protocolado pelo Procurador, Bruno Fachini, junto ao órgão, solicitação para suspensão deste prazo. O pedido solicita esta suspensão até a decisão do Governo do Estado para reconsideração do enquadramento de São Marcos nas regras da bandeira vermelha.

Na oportunidade foram apresentadas justificativas para o não atendimento a estas restrições, visto que além de um Plano de Contingência eficaz; o qual iniciou-se antes mesmo de haver o 1º caso de Coronavírus no país, São Marcos hoje registra 35 casos positivos de Covid-19, sendo 27 pacientes já curados e apenas 8 estão ativos e esses tem o quadro clínico acompanhado diariamente por uma equipe de profissionais de saúde. Salientou-se ainda que o município também conta com o Hospital o São João Bosco, preparado com 18 leitos para internação de pacientes contaminados pela doença, sendo que no momento apenas um está ocupado. A instituição de saúde também está equipada com 5 (cinco) respiradores, que inclusive ainda não foram utilizados.

O Executivo Municipal ao pedir reconsideração quanto às restrições impostas, também solicitou, juntamente com municípios vizinhos, a avaliação de que a Serra seja dividida em microrregiões, uma vez que São Marcos pertence à microrregião de saúde nº 26 “Uva e Vales”, na qual o quadro epidemiológico não corresponde à necessidade de bandeira vermelha.

Sendo assim, com expectativas de acolhimento do solicitado pelo Ministério Público, São Marcos segue o Decreto Municipal e fica no aguardo da resposta tanto do Promotor de Justiça, Evandro Kaltbach, quanto do pedido protocolado ao governador Eduardo Leite.

A Prefeitura reconhece a importância das medidas de prevenção e por isso, desde fevereiro, vem desenvolvendo ações de conscientização junto a entidades e impondo medidas de higiene para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Ressalta-se também à comunidade a obrigatoriedade do uso de máscaras, a higiene das mãos e a proibição de qualquer aglomeração, a fim de que essas medidas sejam atendidas. Para isso nos últimos dias a fiscalização foi intensificada no município, recebendo apoio da Brigada Militar.