03/12/2020

CULTURA

Publicado hoje (03) edital de R$36 mil para contemplar projetos através da Lei Aldir Blanc

Projetos de música, dança e fotografia podem ser inscritos

A Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo publicou hoje (03) edital com as informações de processo seletivo para eleger os projetos culturais que serão contemplados a partir da aplicação dos recursos do inciso III da lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc). O objetivo é premiar seis propostas, duas de cada área cultural (dança, fotografia e música), com R$ 6 mil para cada projeto selecionado. O total de recursos aplicados para as premiações é de R$36 mil.

O atual Secretário da Cultura e Turismo, Glaucio Brochetto, explica que, dentre as motivações do lançamento desse edital para destinar os recursos da lei do auxílio emergencial da cultura, o objetivo é fomentar o setor da cultura no município, incentivar a preservação do patrimônio cultural, a pesquisa e a criação de novos bens culturais, bem como impulsionar a produção autoral e inovação de linguagens nas diversas áreas e segmentos culturais.

Podem participar artistas, coletivos, grupos, entidades artístico-culturais, técnicos, agentes culturais, produtores e trabalhadores da cadeia econômica da cultura, desde que residentes de São Marcos e com projetos a serem desenvolvidos/apresentado a comunidade são-marquense. Todo os critérios para participação devem ser conferido no edital de seleção (clique aqui para conferir).

Nos documentos de elaboração do projeto será necessário apresentar um detalhamento da proposta, da equipe, justificativa, cronograma e metodologia. Os projeto inscritos serão avaliados pelo Comitê Municipal de Implementação das Ações Emergenciais Destinadas ao Setor Cultural. Os selecionados serão divulgados através de edital no site do município. O valor da contemplação será entregue até o final deste mês e o projeto deve ser desenvolvido nos dois primeiro meses de 2020. Após a realização é obrigatório a prestação de contas à Prefeitura de São Marcos.

As inscrições serão realizadas por meio de apresentação das propostas. Interessados em participar da seleção devem, no dia 14/12 às 9h, entregar os projetos e documentos (em envelope lacrado) de participação na Sala de Licitações da Prefeitura. A inscrição também pode ser encaminhada via correio ou ainda protocolada diretamente no balcão de atendimentos da Prefeitura também até às 9h do dia 14/12. Mais informações obre a forma de apresentação estão descritas no item 4 do edital.

É imprescindível, aos interessados, a leitura do Edital para Seleção de Projeto Cultural no Âmbito das Ações de Socorro ao Setor Cultural. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3291-9921 ou ainda pela Ouvidoria Municipal.