26/11/2018

AGRICULTURA

Programa Preparando a Aposentadoria chega ao fim com avaliações positivas e pretensão para uma 2ª edição

Funcionários públicos e futuros aposentados, no encerramento, trocaram experiências positivas proporcionadas pelo Programa

Uma iniciativa do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor, o FAPS, com o apoio da Secretaria de Administração Municipal, o Programa Preparando a Aposentadoria foi um programa de caráter social destinado a todos os servidores públicos que estão perto da data de suas aposentadorias.

Com o encerramento, foram 8 encontros que reuniram os servidores em tardes agradáveis de aprendizado, cada dia, um tema diferente. Os temas foram pensados de modo a, como bem diz o nome do Programa, preparar para a aposentadoria.

Planejamento financeiro, aspectos legais da aposentadoria, saúde e envelhecimento, religiosidade e também opções para o que fazer depois da aposentadoria, desde empreender em um novo negócio até o trabalho voluntário, foram assuntos tratados por profissionais competentes de cada área, cuidadosamente escolhidos pela comissão organizadora.

Além da equipe do FAPS, representada por Juliete Trevisan e Marcela Michelon, a organização contou com o apoio de psicólogas, Carmen Regina Camargo, Eliana Fatima Chinelatto e Mari Rosane Pezzi, para auxiliar na decisão de cada assunto que seria tratado, pensando sempre no bem estar do futuro aposentado.

O encerramento aconteceu na última quinta-feira, 22. Os participantes foram recebidos, convidados a preencher um breve questionário sobre opiniões e sugestões para o programa, que é um projeto piloto, e após, em um grande círculo foi proposto pela organização uma dinâmica.

A dinâmica nada mais foi do que um momento para o diálogo, para que os participantes, que ao longo do programa muito ouviram, desta vez, falassem. Embaixo da cadeira de cada um tinha uma pergunta diferente questionando sobre como o programa ajudou nessa fase da vida, sobre possíveis melhorias que poderiam ser feitas e sobre como cada um se sentia.

Por fim, após o pronunciamento da equipe organizadora e do prefeito municipal, foi entregue a todos um livro de lembrança do programa, relembrando assuntos e momentos compartilhados, e, àqueles que participaram de pelo menos 50% dos encontros, foi entregue também um certificado.

Da parte dos participantes, foi agradecido a oportunidade, o tempo que foi pensado para dedicar a eles e ressaltado o quão importante foi ter tido tardes ao longo do ano para encontrar e conhecer colegas de serviços, que devido a dimensão e amplitude dos setores da prefeitura, muitos se conheciam apenas de vista.

De acordo com a Gestora do FAPS e participante da equipe organizadora do Programa, Marcela, “Depois de ouvir as declarações dos participantes, continuar com o programa é sim uma pretensão”. Ela ainda explica que uma próxima edição é prevista para 2020, pois 2018 contemplou o público que se aposentaria neste e nos próximos 2 anos.

Para ver mais fotos, clique aqui!