16/04/2021

SEGURANÇA

Prefeitura, Sindicato Rural e Emater entregam levantamento de dados da área rural a Brigada Militar

Ato oficial foi realizado hoje na sede da BM de São Marcos

A partir de uma demanda apresentada pela Brigada Militar de São Marcos, a Prefeitura, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STAF) e a Emater, desenvolveram um projeto de levantamento de dados em todas as comunidades do interior do município, a fim de possibilitar aos órgãos de segurança mais agilidade no atendimento de ocorrências. O levantamento de dados consistiu em identificar os moradores de cada região e estabelecer as coordenadas geográficas do local, facilitando a localização a partir da utilização de mapas ou imagens.

Conforme explica o prefeito Evandro Kuwer, o georreferenciamento, que faz parte do programa Novo Rumo da Brigada Militar, é um grande passo para a segurança e agilidade dos atendimentos no interior. “Agora, assim que recebe a informação de uma ocorrência, a BM busca através do nome do morador a localização exata e determina uma rota até o local, agindo de forma mais rápida e com precisão no atendimento a ser prestado pelos policiais. Resumindo, esse levantamento colabora para o acesso certo e mais rápido até a ocorrência”, relata Kuwer.

O projeto foi desenvolvido através da plataforma Google Earth pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente (Agrônomo Pedro Henrique Velho e Secretário responsável, Fabiano Varela) e pelo extensionista da Emater, Rudinei Girardello; e os dados das propriedades rurais e os contatos telefônicos foram fornecidos pelo Sindicato.

O ato oficial de entrega dos dados digitais foi realizado hoje e na oportunidade foi entregue ao Comandante da Brigada Militar, tenente Paulo Ricardo Mello, um documento impresso com a relação das propriedades e comunidades. Estiveram presentes o prefeito Evandro Kuwer, o presidente da Emater Geraldo Sandri e a presidente do STAF Sandra Meneguzzo.

Além da Brigada Militar, nos próximos dias, os Bombeiros e equipe do SAMU devem ter acesso aos dados.