02/07/2019

Prefeitura promove Audiências Públicas para tratar sobre o Avançar Cidades

A primeira fase do programa pavimentará 9 das 22 ruas contempladas

O Avançar Cidades é um programa do Ministério das Cidades que visa a melhoria da infraestrutura urbana. São Marcos assinou o contrato para participar desse programa no dia 17 de maio deste ano e, desde então, a Prefeitura trabalhou para iniciar as licitações para que as obras comecem.

As primeiras ruas pavimentadas serão do Distrito de Pedras Brancas (ruas Rio Branco; São Marcos; São José e São Jorge), do Bairro Polo (Ruas Maria Sogari e Jaime Mariano da Rosa), do São José (Angelo Siota) e do Industrial (Eliseu Leonardelli). A nona rua a ser pavimentada nesta etapa, a Giácomo Rizzon, passará por nova licitação devido a não habilitação das empresas que participaram da primeira.

“Após as licitações, o próximo passo são as Audiências Públicas. Nessas audiências buscaremos sanar as dúvidas dos moradores dos locais que receberão as melhorias”, explica o Prefeito, Evandro Kuwer.

De acordo com as exigências da legislação, os munícipes beneficiados deverão pagar uma pequena contribuição em troca das melhorias. Essa contribuição será inferior aos métodos tradicionais de pavimentação e as formas de pagamento serão flexíveis. Nas Audiências Públicas, será definido a porcentagem do custo da obra a ser cobrada como contribuição de melhorias.

A audiência direcionada aos moradores e proprietários de terrenos das ruas do Distrito de Pedras Brancas citadas acima será no dia 08/07, às 19h no Salão da comunidade. Haverá uma segunda audiência no dia 09/07 para moradores das demais ruas contempladas dessa primeira fase do programa, o horário é o mesmo e será no Auditório Joaquim Grison.

“A participação da comunidade é muito importante, este é o momento para esclarecer dúvidas sobre o processo de pavimentação, para que possamos dar início às obras”, convida o Prefeito.

Processo para viabilizar o Programa em São Marcos iniciou em 2017

São Marcos demonstrou interesse em participar ainda em 2017, oportunidade em que foi enviada ao governo federal uma Carta Consulta. Posteriormente, em novembro do mesmo ano aconteceu o pagamento da 1ª análise do projeto.

No ano seguinte, respeitando o cronograma, o projeto foi entregue ao Ministério das Cidades e em dezembro de 2018 houve a confirmação de que o município seria contemplado. A assinatura do contrato do Programa Avançar Cidades foi no dia 17/05.

Confira abaixo lista das 22 ruas que serão beneficiadas com pavimentação:

Rua Giácomo Rizzon - Bairro Centro

Rua Vilso Delai - Bairro Centro