09/09/2021
Ação faz parte do projeto da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo para divulgar pontos turísticos e sua história à comunidade e ao turista
Foram
instaladas em São Marcos 23 placas com informações sobre a localização precisa
das comunidades do interior, bem como acesso às capelas, vinícolas e demais
pontos turísticos. A maioria das placas foi instalada no interior.
A
verba de cerca de R$15 mil para esta ação é oriunda da Consulta Popular 2019 e
objetiva facilitar o acesso de visitantes, e até mesmo moradores da área
urbana, às comunidades do interior, indicando sentido, distância, localização
e, ainda, divulgação turística. As placas são confeccionadas em metal
resistente a corrosão, um dos materiais mais indicados para sinalização, e de
grande durabilidade. A pintura é feita com tinta fotoluminescente, um pigmento
que armazena a luz ambiente durante o dia e reflete essa à noite.
A Diretora de Cultura e Turismo,
Viviane Magalhães, destacou em entrevista a importância de ações de comunicação
para o turismo de São Marcos. “Temos muitos pontos turísticos e paisagens
belíssimas que são pouco conhecidos até pelos próprios munícipes e vemos estas
ações que visam informar, como facilitadoras para o turismo. Estamos criando
infraestrutura para acesso aos pontos turísticos, principalmente com os
asfaltos até as capelas e agora essa complementação das placas”. Ela acrescenta
ainda que a ação vai auxiliar também para quando retornarem as tradicionais
festas de capelas, “tivemos inclusive um retorno muito positivo dos grupos
administrativos do interior”, revela.
Projeto Locations
No âmbito da informação turística a
Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo também apoiou no último mês o projeto
Locations, da Link Idiomas e Comunicação. A iniciativa foi desenvolvida por
alunos e professores da escola de idiomas são-marquense e consiste na
divulgação de alguns pontos turísticos de São Marcos e Criúva, através de
vídeos em inglês (legendados em português) que podem ser acessados por Qr
Codes. Em São Marcos há informações sobre a a Praça Dante Marcucci, a Linha
Tuiuti, o Monte Calvário e a Vinícola Monte Santana. Em Criúva a divulgação é
da Igreja Matriz do distrito. As placas com os QR Codes estão afixadas nos
pontos turísticos, bem como na Biblioteca Pública Municipal e Centro
Administrativo.
História e turismo
A
próxima ação a ser realizada no âmbito da comunicação turística é a instalação
de 15 placas em pontos turísticos religiosos de São Marcos, com informações da
história das seguintes comunidades: Tiradentes, Tuiuti, Zambecari, Edith,
Rosita, Santo Henrique, Riachuelo, Santana, São Roque, Pedras Brancas, São
José, Michelon, São Luis, além do Monte Calvário, Igreja Matriz, Museu e Gruta.
As placas estão em fase de impressão.