09/09/2021

Prefeitura instala placas de sinalização turística no município

Ação faz parte do projeto da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo para divulgar pontos turísticos e sua história à comunidade e ao turista

Foram instaladas em São Marcos 23 placas com informações sobre a localização precisa das comunidades do interior, bem como acesso às capelas, vinícolas e demais pontos turísticos. A maioria das placas foi instalada no interior.

A verba de cerca de R$15 mil para esta ação é oriunda da Consulta Popular 2019 e objetiva facilitar o acesso de visitantes, e até mesmo moradores da área urbana, às comunidades do interior, indicando sentido, distância, localização e, ainda, divulgação turística. As placas são confeccionadas em metal resistente a corrosão, um dos materiais mais indicados para sinalização, e de grande durabilidade. A pintura é feita com tinta fotoluminescente, um pigmento que armazena a luz ambiente durante o dia e reflete essa à noite.

A Diretora de Cultura e Turismo, Viviane Magalhães, destacou em entrevista a importância de ações de comunicação para o turismo de São Marcos. “Temos muitos pontos turísticos e paisagens belíssimas que são pouco conhecidos até pelos próprios munícipes e vemos estas ações que visam informar, como facilitadoras para o turismo. Estamos criando infraestrutura para acesso aos pontos turísticos, principalmente com os asfaltos até as capelas e agora essa complementação das placas”. Ela acrescenta ainda que a ação vai auxiliar também para quando retornarem as tradicionais festas de capelas, “tivemos inclusive um retorno muito positivo dos grupos administrativos do interior”, revela.

Projeto Locations

No âmbito da informação turística a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo também apoiou no último mês o projeto Locations, da Link Idiomas e Comunicação. A iniciativa foi desenvolvida por alunos e professores da escola de idiomas são-marquense e consiste na divulgação de alguns pontos turísticos de São Marcos e Criúva, através de vídeos em inglês (legendados em português) que podem ser acessados por Qr Codes. Em São Marcos há informações sobre a a Praça Dante Marcucci, a Linha Tuiuti, o Monte Calvário e a Vinícola Monte Santana. Em Criúva a divulgação é da Igreja Matriz do distrito. As placas com os QR Codes estão afixadas nos pontos turísticos, bem como na Biblioteca Pública Municipal e Centro Administrativo.

História e turismo

A próxima ação a ser realizada no âmbito da comunicação turística é a instalação de 15 placas em pontos turísticos religiosos de São Marcos, com informações da história das seguintes comunidades: Tiradentes, Tuiuti, Zambecari, Edith, Rosita, Santo Henrique, Riachuelo, Santana, São Roque, Pedras Brancas, São José, Michelon, São Luis, além do Monte Calvário, Igreja Matriz, Museu e Gruta. As placas estão em fase de impressão.